A terra tremeu em Lagarto, município da região Centro-Sul de Sergipe. Foi na madrugada desta segunda-feira (1º). As pessoas acordaram assustadas com um barulho muito forte seguido de um tremor. Moradores dos bairros Ademar de Carvalho, Santa Luzia e da avenida Libério Monteiro informaram que as camas chegaram a balançar e que pássaros ficaram muito agitados nas gaiolas. Ninguém ficou ferido.
O geofísico Eduardo Menezes, do Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, disse que o tremor foi ocasionado por uma falha geológica entre as placas tectônicas, tendo atingido uma magnitude de 2.8 na escala Richter. “Não seria ajuste de placas, porque senão o tremor teria sido sentido em todo o continente. Mas existem falhas geológicas que geram esses tremores”, explicou. O Observatório de Sismologia da UFRN possui desde 2012, uma estação de monitoramento no povoado Crioulo, na zona rural de Lagarto.
Por sua vez, o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) informou não ter detectado, nesta segunda-feira, nenhum tremor de terra em Sergipe. Acrescentou, ainda, que o último terremoto registrado no Nordeste brasileiro foi no dia 27 de maio passado, no município paraibano de Campo Grande.
Fonte: Portal Lagartense