Ditadura nas universidades federais!
10 de junho de 2020
TSE rejeita recurso de Diná contra Dilson de Agripino
10 de junho de 2020
Exibir tudo

Prefeito mantem isolamento social em Aracaju

Edvaldo decidiu manter a quarentena durante reunião com o Comitê de Operações Emergenciais

A Prefeitura de Aracaju prorrogou, nesta quarta-feira (10), as medidas para o distanciamento social, adotadas para o enfrentamento ao coronavírus. Pelo novo decreto, fica mantido até o dia 17 de junho a suspensão do funcionamento dos serviços não-essenciais e das atividades que geram aglomerações, além de assegurar a obrigatoriedade do uso de máscaras pela população e a redução da frota do transporte público. A decisão foi tomada pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) durante em nova reunião do Comitê de Operações Emergenciais (COE) e levou em consideração o baixo índice de isolamento social na capital sergipana e consequente aumento do número de casos confirmados pela covid-19.

Com a renovação do decreto, continuam em vigor as medidas que proíbem o funcionamento do comércio em geral, shoppings centers, cinemas, teatros, academias e casa de shows. Eventos em locais públicos e a utilização de áreas de lazer permanecem desautorizados. Também fazem parte do pacote de medidas restritivas, que foi mantido para impedir a propagação do coronavírus em Aracaju, o uso obrigatório de máscaras e a redução da frota do transporte público, assim como a suspensão das aulas em escolas, faculdades e universidades das redes pública e particular de ensino, até o dia 30 de junho.

Índice de internamento

Na reunião virtual, os membros do comitê discutiram com o prefeito sobre o comportamento do índice de internamento dos pacientes nos leitos de enfermaria e nos leitos de UTI. No total, há 302 pessoas internadas em Aracaju, considerando leitos de UTI e enfermaria, tanto na rede pública quanto na privada. Atualmente, 46,7% dos leitos públicos municipais de enfermaria estão ocupados. A secretária da Saúde, Waneska Barboza, mostrou que o atendimento nas oito unidades básicas de saúde exclusivas para síndromes gripais e nos contêineres dos hospitais municipais tem sido muito efetivo. Mais de 10 mil pessoas já receberam atendimentos nestes locais.

Waneska também apresentou um novo estudo realizado pela Secretaria da Saúde que revela que o aumento do índice do isolamento social em uma semana reduz a procura pela rede de saúde na semana seguinte. “Infelizmente, com o baixo índice de isolamento verificado nos últimos dias, já esperamos para a próxima semana um aumento do número de pessoas doentes”, afirmou.

Represamento de testes

O professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Paulo Martins, que participou da videoconferência, voltou a expor preocupação com o represamento de testes no Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen), o que impede uma avaliação mais segura da evolução dos casos. Mas ele disse acreditar que isto deve ser solucionado nos próximos dias.

Outro tema do encontro foi a regulação dos leitos de UTI. Já foi acordado entre Governo e Prefeitura a priorização por parte do Lacen pelos testes de pacientes suspeitos com quadro agravado, para que, em caso positivo, tenham acesso à UTI rapidamente. A Prefeitura de Aracaju já tem feito testes rápidos em pacientes agravados, que têm demonstrado um índice elevado de confirmação.

Fonte e foto: Secom/PMA 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *