Internado desde o final do mês passado, com coronavírus, o artística plástico José Fernandes, 60 anos, deverá sair da UTI na próxima segunda-feira (15). A boa notícia foi dada pela esposa dele, professora Cyntia Maria Alves: “Agradeço de coração a força que vocês estão me dando na corrente #volta, zé!”, escreveu ela no WhatsApp. Nascido em Lagarto, José Fernandes é um dos mais ativos artistas plásticos de Sergipe.
Dias antes de ser internado, o artista plástico reclamava de algumas dores e fraqueza no corpo, mas não sentia necessidade de ir ao médico. Porém, o caso se agravou ao ponto de ele não conseguir se alimentar mais corretamente. Ao chegar na Urgência do Ipesaúde, José Fernando foi diagnosticado com pneumonia, tendo o resultado positivo para coronavírus ter sido confirmado no último dia (30). O artista plástico também apresentou problemas renais.
Temas regionais
As obras de José Fernandes sempre mantiveram seu foco a temas regionais e a valorização por corpos e rostos femininos, as feiras, os mercados e tudo que engloba esse cenário, como pescadores, peixes, cavalos e galos também estão presentes, e as suas pombas, marca registrada do artista, onde para Zé Fernandes a ave é “o símbolo universal da paz, do amor, da harmonia e da fraternidade”.
Algumas das suas pinturas estão presentes em coleções particulares de figuras públicas como a da ex-presidente Dilma Rousseff, os candores Caetano Veloso, Cauby Peixoto e Ângela Maria, a atriz Arlete Sales, o humorista Tom Cavalcanti, além de museus como o Museu de Arte Moderna de São Paulo, e o Museu de Arte de Brasília. No exterior suas obras também estão exibidas, em países como a Alemanha, Japão e Estados Unidos.
Por destaquenotícias