Oito atletas do Confiança testaram positivo para a Covid-19, enquanto outros 18 tiveram seus exames negativados. A avaliação médica dos jogadores, realizada por clínicas particulares, fez parte do protocolo exigido para que o clube retome os treinamentos em campo com vistas a participar do campeonato sergipano, que deverá ser reiniciado em breve. “Testamos todos os atletas, funcionários e a comissão técnica para a gente voltar às atividades com a máxima segurança”, disse o médico do Confiança, Francis Vasconcelos.
Segundo ele, os testes realizados foram a sorologia, que detecta anticorpos IgG e IgM em pessoas expostas ao SARS-CoV-2. O presidente do Confiança, Hyago França, foi o primeiro testado e reafirmou o compromisso e cuidado com todos que fazem parte do clube. “É nosso dever diante da preocupação com os nossos atletas, comissão técnica e funcionários. O Confiança não irá medir esforços para dar o máximo de segurança a todos que fazem este clube”, afirmou Hyago.
“Para nós atletas, é muito importante ser feito a testagem, já que todo mundo vai estar junto e protegido. Agora, o mais importante é se proteger, então o clube está fazendo isso, dando segurança para todos nós, o primeiro passo é fazer os exames e se Deus quiser, próxima semana a gente consiga treinar todo mundo junto pra gente dar sequencia no campeonato” declarou o zagueiro Vinicius Simon.
Nota Oficial
Após a liberação dos resultados dos exames, a diretoria do Confiança emitiu a seguinte nota oficial:
“A Associação Desportiva Confiança, vem por meio deste, informar a sua torcida, patrocinadores e imprensa, os resultados dos exames de sorologia realizados na última terça-feira (17), no estádio Sabino Ribeiro, a fim de detectar possíveis casos da COVID-19 no nosso clube.
Oito atletas já tiveram a doença e estão curados, 18 testaram negativo, um testou inconclusivo e ficará afastado em isolamento domiciliar. Todos os 16 integrantes da comissão técnica testaram negativo e do setor administrativo, uma pessoa já teve a doença e está curada, os outros 22 testaram negativo.
O atleta que testou inconclusivo, que iremos preservar sua identidade, está bem e assintomático, fará o teste RT-PCR e seguirá monitorado pelo médico do clube, Francis Vasconcelos.
“A realização dos exames é fundamental para o inicio do protocolo, porque permite que a gente tenha um retrato da situação atual do clube e os resultados que a gente teve foram bastante animadores, porque cerca de 85% do grupo, ainda não teve contato com o vírus, o que mostra que, mesmo nesse período afastados das atividades dentro do clube, todos estavam seguindo à risca as orientações do ministério da saúde. E os nove que já tiveram contato, nenhum deles se agravou, todos tiveram sintomas leves ou foram assintomáticos e já estão curados” disse o médico Francis Vasconcelos.
Recebemos os resultados com bastante otimismo, pois nenhum dos colaboradores do clube testou positivo, visto que tivemos apenas um caso inconclusivo. Iremos continuar dando total segurança, zelando sempre pela saúde de todos.
Observação: O atacante Mikael, o auxiliar técnico Bibi e o analista de desempenho Victor Hugo, são os únicos que não fizeram os exames, pois ainda não chegaram na cidade, assim que ambos retornarem, também farão os testes. Os atletas Pedro Oliveira e Marcos Paulo, que são da base, também irão passar pelo mesmo procedimento”.
Fonte e foto: Ascom/ADC