Laboratório de Economia Aplicada e Desenvolvimento Regional (Leader) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) publicou uma nova projeção da evolução da contaminação por covid-19 em Sergipe. Conforme o estudo desenvolvido no âmbito do projeto EpiSergipe e divulgado nesta segunda-feira (13), a estabilização da epidemia no estado só deverá ocorrer a partir do final do mês de agosto.
Com base nos boletins epidemiológicos da Secretaria de Estado da Saúde, no período de 1º de maio a 10 de julho deste ano, os pesquisadores da UFS projetam um crescimento equilibrado do número de casos do novo coronavírus entre os dias 27 de agosto e 8 de outubro, iniciando-se, assim, a estabilização da epidemia no estado.
A projeção, por outro lado, indica a aceleração de infecções até o dia 26 agosto, ocorrendo o pico de casos. “Fica evidente que estamos aproximadamente no pico da pandemia e que sua finalização ocorrerá a partir do início de outubro”, diz o estudo.
Óbitos acumulados
Até o próximo dia 24, de acordo com a previsão dos pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe, são estimados, no mínimo, 47.600 casos acumulados do novo coronavírus no estado. No mesmo período, o número de óbitos acumulados por causa da doença é estimado em 1.321, no mínimo.
Fonte: Portal UFS