A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por intermédio do Serviço de Apoio ao Desenvolvimento Estudantil, vinculado ao Departamento de Apoio ao Sistema Educacional, comunica que os estudantes e professores interessados em participar das olimpíadas Nacional de Ciências, da Brasileira de Química Júnior e da Olimpíada de História do Brasil poderão fazer as inscrições nos seus respectivos sites oficiais, obedecendo aos critérios previstos em editais.
A Olímpiada Nacional de Ciências (ONC) 2020 prossegue com inscrições abertas até o dia 4 de agosto. Os professores e estudantes deverão formar grupos e se inscreverem através do endereçohttps://onciencias.org/. As fases da ONC ocorreram a partir do dia 6 de agosto, obedecendo ao calendário olímpico.
As provas em formato eletrônico serão disponibilizadas no site da ONC (https://onciencias.org) e no aplicativo que será disponibilizado para download nas lojas de aplicativos para dispositivos com sistema operacional Android e IOS que compõem os smartphones. As provas da primeira fase envolverão questões de Astronomia, Biologia, Física, História e Química. A Cerimônia de Premiação deverá acontecer em Brasília no mês de outubro.
Olimpíada Nacional em História do Brasil
Com um formato totalmente original, a Olimpíada Nacional em História do Brasil é aberta para professores e alunos dos ensinos Fundamental (8º e 9º anos) e Médio de escolas públicas e particulares de todo o país. A ONHB recebe inscrições até o dia 31 de julho no sitehttps://www.olimpiadadehistoria.com.br/.
Por conta da situação de pandemia, a comissão não estabeleceu uma data para o início da Olimpíada, que prevê a realização da prova online no segundo semestre de 2020 e a cerimônia de premiação no início do ano de 2021.
Olimpíada Brasileira de Química Júnior
A OBQJr é destinada a estudantes de 8º e 9º anos do ensino fundamental. Podem participar estudantes de escolas públicas ou privadas. As inscrições são feitas online até o dia 31 de julho, gratuitamente e sem limites de vagas. Para participar pela primeira vez o representante da escola faz seu cadastro no site oficial da olimpíada: http://oldsystem.obquimica.org/ . Após o envio do cadastro é necessário aguardar a mensagem de aprovação e só então inscrever seus alunos neste mesmo site.
A Olimpíada Brasileira de Química Júnior (OBQJr) é uma atividade promovida pela ABQ (Associação Brasileira de Química) e coordenada anualmente pela UFC (Universidade Federal do Ceará) e UFPI (Universidade Federal do Piauí), executada pelo Programa Nacional Olimpíadas de Química (PNOQ).
Estruturação do Calendário Olímpico
A coordenadora do Serviço de Apoio ao Desenvolvimento Estudantil, vinculado ao Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), Danielle Virgini, destaca que a Seduc realiza junto às escolas estaduais um diagnóstico para conhecer efetivamente a participação dos alunos da rede estadual nas olímpiadas científicas e de conhecimento.
Paralelo ao diagnóstico, a Frente Olímpica está montando um calendário olímpico para que seja trabalhada a divulgação junto às diretorias regionais de educação de Sergipe. “A nossa Frente Olímpica fará um diagnóstico de participação das escolas de Sergipe em olimpíadas para começar a fazer a comunicação individual com todos os diretores regionais e diretores escolares, com o objetivo de que haja um maior número de estudantes e professores inscritos e melhor resultado de Sergipe nas olimpíadas científicas e do conhecimento por todo o país”, explica.
Ascom Seduc