O jornal semanário Cinform publicou, nesta segunda-feira (27), uma pesquisa sobre a sucessão em Aracaju. Nada demais se a consulta não tivesse esquecido os nomes de, pelo menos, três prefeituráveis: o ex-prefeito Almeida Lima (PRTB), a delegada Georlize Teles (DEM) e o professor Alexis Pedrão (PSOL). Feita pelo Instituto Dataform, a pesquisa ouviu 800 pessoas em 35 bairros da capital. Realizado nos últimos dias 16 e 17, o levantamento tem margem de erro 3,46% e foi registrado na Justiça Eleitoral com o número SE-02832/2020.
Sem querer tirar a credibilidade dos percentuais do Dataform, mas os índices merecem algumas considerações: Na pesquisa, os aracajuanos que prometem anular o voto ou votar em branco são 17,4%, portanto bem inferior aos 20,90% dos eleitores que não apareceram ou anularam os votos nas eleições de 2016. Geralmente, o índice de nulos e brancos apurado nas consultas populares é bem superior ao registrado nas urnas. Portanto, a lógica permite afirmar que a quatro meses do pleito, este percentual deveria ser bem superior ao apurado há quatro anos.
Demista entrevistada
Também surpreende que o prefeiturável Valadares Filho tenha sido menos citado pelos entrevistados do que a delegada Danielle Garcia e a vereadora Emília Corrêa. Tendo disputado a Prefeitura de Aracaju em 2012 e 2016, Vavazinho obteve, respectivamente, 37,62% e 38,09%, ficando em ambos os pleitos na segunda colocação. É muito estranho que a pesquisa tenha omitido o nome da prefeiturável Georlize Teles, pois na mesma edição que veicula a consulta popular o Cinform publica uma entrevista de 10 páginas sobre o projeto político da pré-candidata do DEM.
Chama a atenção, ainda, o fato de o petista Márcio Macedo, com a pré-campanha nas ruas há um bom tempo, esteja empatado com Lúcio Flávio, que só na semana passada aventou a hipótese de disputar a Prefeitura de Aracaju. Ressalte-se, porém, que estas são apenas algumas elocubrações deste portal sobre a pesquisa sem, contudo, querer levantar qualquer suspeita a respeito do trabalho do Instituto Dataform, até por desconhecer a metodologia usada para chegar aos índices divulgados.
Veja, abaixo, o resultado da pesquisa do Dataform:
Edvaldo Nogueira (PDT) = 23,1%
Delegada Danielle Garcia (Cidadania) = 21,1%
Emília Corrêa (Patriota) = 12%
Valadares Filho (PSB) = 11,1%
Delegado Paulo Márcio (DC) = 2,3%
Rodrigo Valadares (PTB) = 1,8%
Márcio Macedo (PT) = 1,6%
Lúcio Flávio (Avante) = 1,4%
Nulo/branco = 17,4%
Não sabe = 8,3%
Por Destaquenoticias (Foto: Jornal Folha do Sul)