Por Antônio Samarone *
Os políticos governistas em Sergipe, assistem silenciosos e omissos o desmonte do Terminal Aquaviário de Aracaju, no Tecarmo. Mais um desastre para a economia sergipana.
É o fim de uma Era, onde a Petrobrás alavancou a economia sergipana. O Processamento de gás hidrocarboneto no Tecarno acabou. As plataformas marinhas de Sergipe serão desmontadas.
E agora? Nada! Ninguém diz nada…
Sergipe é uma terra sem líderes. Todos caladinhos, esperando migalhas compensatórias. Os novos campos descobertos serão privatizados.
Qual o destino da área física do Tecarmo? Uma reserva de restinga pronta. Aracaju é carente de áreas verdes. Vamos transformar o Tecarmo numa reserva ambiental?
Por onde andam a bancada federal, a bancada estadual, os vereadores de Aracaju, os senadores, o prefeito da capital, o governador do Estado?
Aracaju possui dois Parques abandonados (Parques da Cidade e dos Cajueiros). O Parque da Sementeira está sendo preparado para a privatização, para a transformação numa área de eventos.
A prefeitura tem os recursos, mas falta-lhe as ideias. O projeto da Sementeira é escondido a sete capas. A Sementeira é uma área cobiçada pela especulação imobiliária.
O Tecarmo está pronto para se transformar numa reserva de restinga, uma área verde, para fortalecer a qualidade de vida.
Aracaju tem uma vocação turística, infelizmente não aproveitada pela cegueira dos dirigentes políticos.
O Presidente Bolsonaro vem a Sergipe no dia 17, segunda-feira. Vamos reivindicar a área do Tecarmo para a cidade de Aracaju. Seria uma compensação da Petrobrás, que tanta riqueza tirou do subsolo sergipano.
Aracaju precisa resolver a sua principal pendência ambiental, a contaminação dos seus rios pelo esgoto sanitário. O saneamento em Sergipe é uma balcão de negócios políticos.
A economia sergipana afunda velozmente. As causas da decadência são múltiplas. Contudo, é gritante a falta de ideias dos nosso governantes.
Um deserto!
Sergipe foi ocupado por uma safra de políticos menores, politiqueiros, gente voltada para interesses imediatos, e as vezes pessoais.
Senhores governantes, a transformação do Tecarmo numa reserva ambiental, será de grande importância para o futuro de Aracaju.
Só um estadista nos tira do atoleiro econômico. Está difícil…
* É médico Sanitarista e professor da Universidade Federal de Sergipe.