A Receita Federal abre, nesta segunda-feira (24), a consulta ao quarto e penúltimo lote de restituição do Imposto de Renda 2020. O dinheiro será depositado na próxima segunda-feira (31). Este quarto lote terá correção de 1,19% pela taxa básica de juros, a Selic. Os dois primeiros não tiveram correção, enquanto o terceiro lote foi corrigido em 1%.
A partir do momento em que a restituição é disponibilizada ao contribuinte ela não é mais corrigida. Resta um lote a ser pago em 2020. Até o ano passado, a Receita Federal pagava as restituições em sete lotes. Em 2020, a Receita reduziu para apenas cinco. O 5º e último lote da restituição do IR 2020 será pago em 30 de setembro.
Caso não esteja neste lote de restituição, é possível entrar na página da Receita Federal e saber se há algum problema com a declaração. Caso haja, a Receita informa quais são as pendências e o contribuinte pode fazer a retificação da restituição. A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, terá de requerer a restituição depois por meio do Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no Portal e-CAC, no serviço Meu Imposto de Renda.
Fonte: Portal R7