Polícia mata traficante e apreende 300 quilos de maconha
24 de agosto de 2020
Chuvas e ventos fortes chegam a Sergipe
25 de agosto de 2020
Exibir tudo

Quatro intelectuais disputam duas vagas na ASL

Localizada no centro de Aracaju, a ASL é composta por 40 imortais

Quatro intelectuais estão disputando duas cadeiras na Academia Sergipana de Letras. José Aderval Aragão e José Geraldo Dantas Bezerra se inscreveram para concorrer à vaga aberta com a morte do poeta Estácio Bahia, falecido no dia 9 de abril passado. Já Ismael Pereira e Guilherme da Costa Nascimento concorrem à cadeira 39, que era ocupada pelo jornalista e poeta Amaral Cavalcante. Ele morreu no dia 7 de julho último, vítima de Covid-19.

Com base nos editais de vacância publicados pela ASL, o prazo para se se candidatar às duas vagas inspirou nesta segunda-feira (24). Segundo o presidente da Academia, Anderson Nascimento, ainda não foram definidos os dias das eleições. O poeta Estácio Bahia tomou posse em dezembro de 2000 na cadeira 29, que tem como patrono o filósofo Jackson de Figueiredo. Por sua vez, o poeta e jornalista Amaral Cavalcante foi empossado em janeiro de 2011 na cadeira 39, que pertencia à professora e historiadora Maria Thétis Nunes, falecida em 25 de outubro de 2009.

A Academia Sergipana de Letras tem por finalidade o cultivo e o desenvolvimento das letras em geral, além de colaborar na elevação das artes e da cultura. Fundada em 1º de junho de 1929, a ASL só contava com 16 cadeiras para os seus sócios acadêmicos, todas patrocinadas por sergipanos ilustres já falecidos. Posteriormente, foram integrados os 24 membros restantes, a exemplo da Academia Brasileira de Letras, constituindo um conjunto de 40 imortais.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *