O governador Belivaldo Chagas (PSB) ameaçou fechar os bares e restaurantes de Aracaju se as normas sanitárias estabelecidas pela Secretaria da Saúde continuarem sendo desrespeitadas. Ao anunciar o avanço do Plano de Retomada da Economia para a fase verde, Chagas condenou a aglomeração de pessoas registrada nos bares do antigo farol, no bairro Farolândia, zona sul de Aracaju.
A nova fase da reabertura da economia determina que, a partir desta quinta-feira (27), os bares e restaurantes podem funcionar das 6h às 22 horas, sem interrupção, com a capacidade de 50% da capacidade de público. Já os shoppings e galerias podem funcionar todos os dias, das 10h às 22 horas. No entanto, as áreas de lazer, como o cinema, permanecem fechadas.
As praias, orlas, parques e praças públicas são alguns dos espaços liberados nesta nova etapa. O governador fez questão de destacar que o uso de máscaras nesses ambientes será obrigatório e caberá aos municípios fiscalizar aglomerações e descumprimento de medidas sanitárias. Antes de concluir a entrevista coletiva, Belivaldo Chagas voltou a alertar sobre a necessidade de se respeitar o distanciamento: “Devo dizer aqui que se se repetir no próximo final de semana o que aconteceu no final de semana passado, em relação a bares especificamente, vamos fazer uma reunião e determinar o fechamento dos bares. Não tenho culpa se uma parte faz o dever de casa e a outra parte não faz”, frisou.