Após o Banco Central vetar a indicação de Ademário Alves de Jesus para presidir o Banco do Estado de Sergipe (Banese), o governador Belivaldo Chagas (PSD) efetivou no cargo o administrador Helom Oliveira da Silva. Ele já vinha respondendo pela presidência desde junho passado, por conta da renúncia de Fernando Mota. Além de funcionário de carreira da instituição há 14 anos, Helom é administrador de empresas, mestre em Economia pela Universidade Federal de Sergipe, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas.
O Banco Central barrou a nomeação de Ademário Alves de Jesus para presidir o Banese por ele ser filho do vereador José Alves de Jesus, do município de Carira. Segundo o jornal Valor Econômico, o BC alegou que a nomeação incide na vedação prevista no artigo 17 da Lei nº 13.303, de 30 de junho de 2016, que dispõe sobre o estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias. O referido artigo trata justamente sobre as indicações dos membros de Conselho de Administração e os indicados para os cargos de diretor, presidente, diretor-geral e diretor-presidente.
Indiquei na tarde desta quarta-feira (2 de setembro) o nome do diretor de Finanças, Controle e Relações com Investidores do Banese, Helom Oliveira da Silva, para ser o novo presidente do banco.
— Belivaldo Chagas (@belivaldochagas) September 2, 2020
1 Comments
Parabéns, Helom Oliveira da Silva, pela sua escolha para Pres do BANESE.
Acredito, que foi uma boa escolha, como funcionario de carreira do Banco, isso a Instituição Financeira, só tem a ganhar.
Boa Sorte!