Indústria de Vidros em Estância gera mais empregos
15 de outubro de 2020
Com a posse de Heliomarto PDT retoma cadeira na Câmara
15 de outubro de 2020
Exibir tudo

Sergipe produz ouro em grãos

Carira, Simão Dias e Frei Paulo são maiores produtores de milho em Sergipe

Caso as previsões do IBGE estejam certas, Sergipe deve produzir agora em 2020 a maior safra de milho dos últimos 10 anos: 847.797 toneladas. Segundo a Secretaria Estadual da Agricultura, o volume de grãos previsto para este ano representará 29,9% da produção em relação apurada em 2019. O recorde também será contabilizado no rendimento médio de 5.509 kg/ha, pois a área colhida (154.893 ha) será 11,8% maior

André Luiz Bomfim, secretário da Agricultura, a produção prevista vai colocar Sergipe como o 4º maior do Nordeste em produção (depois de Bahia, Piauí e Maranhão); e o 1º em rendimento médio (produtividade) na região. “Mesmo em período de pandemia da Covid-19, o setor mostra sua força. Além das excelentes condições climáticas que favoreceram o plantio de milho, a força do trabalhador sergipano, as políticas públicas e incentivos concedidos pelo governo de Sergipe contribuíram para o resultado”, avalia Bomfim.

Morador em Carira, o agricultor Pedro Ferreira celebra a estimativa da safra. Ele não abriu mão de utilizar a produção de milho para garantir uma reserva alimentar para seu rebanho. “Recebi as sementes doadas pelo governo e completei as minhas 20 tarefas com o plantio de milho. Aqui a gente tritura o milho com a palha e faz a silagem para alimentar nossos bichinhos”, conta. Carira está entre os municípios maiores produtores do grão. Também se destacam os municípios de Simão Dias e Frei Paulo. Em 2019, Simão Dias produziu 186 mil toneladas, Carira 138 mil e Frei Paulo 72 mil, representando 60% do total de grãos de milho produzidos em Sergipe.

Fonte e foto: Secom/GS

 

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *