Por conta da estiagem no semiárido, o governo de Sergipe decretou situação de emergência nos municípios de Canindé de São Francisco, Monte Alegre e Poço Redondo. No Decreto publicado, nesta terça-feira (27) no Diário Oficial do Estado, o Executivo revela que as chuvas de inverno foram insuficientes para a formação de grande estoque de água nos açudes, tanques, barreiros e cisternas existentes nas localidades.
Pelo decreto, o poder público pode intervir nas áreas afetadas a fim de garantir benefícios e auxílios necessários para a superação da seca. Também ficam dispensadas licitações de contratos de aquisição de bens necessários às atividades de respostas aos desastres, desde que possam ser concluídas dentro do prazo.
Operação-pipa
Após ter sido suspensa durante pouco menos de uma semana, a operação carro-pipa foi retomada no último dia 17, nos 11 municípios sergipanos afetados pela forte estiagem. São eles: Canindé do São Francisco, Carira, Frei Paulo, Gararu, Monte Alegre de Sergipe, Nossa Senhora da Glória, Pinhão, Poço Redondo, Poço Verde, Porto da Folha e Tobias Barreto.