Quadro clínico de João Alves está inalterado
23 de novembro de 2020
Protesto contra intervenção federal na reitoria da UFS
24 de novembro de 2020
Exibir tudo

Campanha entra na reta final

Por Adiberto de Souza *

Chegamos à reta final da campanha eleitoral em Aracaju. Faltando apenas cinco dias para o 2º turno, os candidatos Edvaldo Nogueira (PDT), Danielle Garcia (Cidadania) e seus respectivos cabos eleitorais aumentaram o ritmo de trabalho. Todos querem conquistar os eleitores ainda indecisos e mudar a cabeça dos que votaram nos prefeituráveis derrotados na primeira fase da disputa. A propaganda de convencimento só é permitida até a próxima sexta-feira, quando termina o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão. A partir de então, é torcer para que as urnas atestem o sucesso do trabalho realizado agora no 2º turno. Danielle Garcia corre atrás dos indecisos e tenta convencer quem não foi votar no 1º turno para ir às urnas no próximo domingo, de preferência votando nela. Edvaldo pisa em ovos para manter a vantagem em seu favor apontada pelas pesquisas de intenção de votos. Calejado em eleições, o pedetista e seus apoiadores sabem que qualquer erro agora poderá ter sérias consequências. Portanto, sobre possíveis equívocos nesta reta final a delegada e o prefeito não querem nem ouvir falar. Aff Maria!

Abaixo a intervenção

Professores, estudantes e servidores estão protestando contra a intervenção na Universidade Federal de Sergipe. Nem na ditadura, os militares destituíram um reitor “na tora”, como fez agora o ministro da Educação, Milton Ribeiro. Com uma canetada lá em Brasília, o dito cujo afastou o reitor Valter Joviano, nomeando em seu lugar a interventora Liliádia da Silva Oliveira Barreto. Uma fuleiragem de marca maior. Hoje cedo, a comunidade universitária promoveu uma manifestação contra o que chama de golpe do MEC em nossa UFS. Cruz, credo!

Algemas de férias

De hoje até a próxima semana ninguém pode ser preso nas cidades onde haverá 2º turno. As exceções são os casos de flagrante delito, sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou desrespeito a salvo-conduto. Em Sergipe, a prisão só está proibida em Aracaju. Portanto, fique ligado para não ir em cana nas cidades vizinhas da capital, como Barra dos Coqueiros, São Cristóvão e Socorro. Crendeuspai!

Zero, zero!

Embora não se fale dele na propaganda eleitoral, o voto nulo expressa a insatisfação do eleitor com as falsas promessas dos candidatos. Também é visto como uma resposta contra a obrigatoriedade de votar. Ora, se o voto é um direito, ninguém deveria ser forçado a exercê-lo! Portanto, quem pretende dizer não ao que está aí, ao chegar diante urna eletrônica deve digitar zero, zero e confirmar. No 1º turno das eleições de Aracaju, 27.904 (9,2%) dos eleitores votaram nulo. É muita gente!

Bênção papal

O ex-governador Albano Franco (PSDB) recebeu uma benção apostólica do Papa Francisco pela passagem de seus 80 anos vem vividos. A mensagem papal foi entregue ao tucano pelo arcebispo metropolitano de Aracaju, dom João José Costa, após a celebração da Missa em Ação de Graças pelo aniversário de doutor Albano. Na mensagem, o Papa envia cordiais felicitações, acompanhadas de melhores votos de bem-estar e serenidade espiritual. Amém!

Pronto pra outra

Reeleito prefeito de Poço Redondo, com 55,17% dos votos, doutor Júnior Chagas (Republicanos) já está de olho nas eleições de 2022. O homem anunciou que pretende disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa. E foi pensando nesse novo passo político que o prefeito escolheu como sua vice justamente a esposa Aline Vasconcelos (Republicanos). Quer dizer, se ele conquistar uma cadeira no Parlamento sergipano, transfere para a mulher o comando da Prefeitura de Poço Redondo. E assim caminha a humanidade. Home vôte!

Prefeitura menor

A candidata Danielle Garcia (Cidadania) promete que, se eleita, reduzirá de 13 para nove o número de secretarias da Prefeitura de Aracaju. Promessa idêntica foi feita, em 2018, pelo então candidato a presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Segundo o capitão, 27 Ministérios era um número exagerado. Bastavam 15 para ajudá-lo a governar o Brasil. Ao tomar posse, o presidente nomeou 22 ministros, mas hoje já são 23, apenas quatro a menos do total de Ministérios no governo Michel Temer (MDB). Danôsse!

Agora vai!

Derrotado na disputa pela Prefeitura de Aracaju, o petista Márcio Macêdo está pedindo votos para os prefeituráveis Guilherme Boulos (PSOL), de São Paulo, Edmilson Rodrigues (PSOL), de Belém, Manuela D´Ávila (PCdoB), de Porto Alegre, Marília Arraes (PT), de Recife e João Coser (PT), de Vitória. Tomara que os eleitores destas capitais sejam mais sensíveis com os apelos de Márcio do que foram os aracajuanos. Marminino!

Esconde-esconde

O deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) anda tirando chinfra com os políticos que escondem os aliados para que o desgaste destes não resulte em perdas de votos. “Nosso agrupamento todos conhecem. Não temos vergonha de mostrá-los, pois temos orgulho da nossa história. A oposição esconde seus aliados, mas eles estão todos lá e são os mesmos de sempre”, fustiga. E para concluir, Mitidieri lembra que “a boa gestão, a verdade e a coragem, sempre vencem a truculência, a arrogância e a mentira”. Quem vai vestir essa carapuça? Vixe!

Atotô Obaluaê! 

De hoje até quinta-feira, acontece a 5º Xirê da Consciência Negra, que por causa da Covid-19 será realizada de forma virtual. Seu objetivo é compartilhar conhecimento e fomentar o empoderamento das comunidades tradicionais de Terreiro. Tendo como tema “Educação nos Terreiros e protagonismo negro”, o evento contará com palestras e debates a cargo de pesquisadores e integrantes do movimento negro. Os interessados podem assistir a programação da 5º Xirê da Consciência Negra na página do Ilê Axé Alaroke no Facebook (@Alaroke). Prestigie!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano A Notícia, em 9 de fevereiro de 1897.

* É editor do Portal Destaquenotícias

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *