Neste domingo (29), 404.901 eleitores devem ir às urnas escolher quem vai governar Aracaju pelos próximos quatro anos. Disputam o 2º turno das eleições na capital sergipana o atual prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) e a delegada Danielle Garcia (Cidadania). A expectativa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) é que o vencedor ou vencedora seja conhecida nas primeiras horas da noite.
Em Aracaju, assim como em todo o estado, as mulheres são maioria do eleitorado. Elas representam 55,3%, enquanto os homens são 44,7% dos votantes sergipanos. A maioria tem entre 35 e 39 anos – considerado um perfil jovem. Já em relação ao estado civil, 61,8% se declaram solteiras e solteiros e 30% como casadas e casados.
O grau de instrução dos eleitores em Aracaju prevalece com ensino médio completo, são 117.817 pessoas alfabetizadas. Em seguida, 75.960 com ensino fundamental incompleto e 73.872 com nível superior completo. Apesar de o número da capital ser um pouco mais de 400 mil eleitores, a população já atinge mais de meio milhão de pessoas.
Assim como ocorreu no 1º turno, a Justiça Eleitoral alerta os eleitores para seguirem as mesmas orientações agora no 2º turno: uso de máscara, levar caneta própria, álcool em gel e manter o distanciamento social.
Com informações do Jornal da Cidade