Missas, Ofício e uma carreata integram a programação elaborada pela Catedral Metropolitana para comemorar, na próxima terça-feira (8), Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Aracaju. O Ofício da Santa acontecerá às 6h15, seguida da missa dos devotos (7h) e celebração solene (8h30). A carreata conduzindo a imagem da padroeira em carro aberto pelas ruas da cidade começará às 16h, com saída da rua Propriá, 222, onde a Catedral está funcionando provisoriamente.
Este será o primeiro ano em que se comemora Nossa Senhora da Conceição após a Assembleia Legislativa ter declarado as comemorações à padroeira de Aracaju como Patrimônio Cultural e Imaterial de Sergipe, tendo incluído a data no calendário oficial de eventos. A iniciativa foi do deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania). “A marca desta festa é o sincretismo religioso. Essa variedade de religiões influencia a cultura do povo, suas crenças, manifestações, festividades e modos de compreender a vida”, explica Passos.
Feira normal
A Prefeitura de Aracaju informou que na próxima terça-feira, os mercados centrais Maria Virgínia Leite Franco, Thales Ferraz, Antônio Franco, assim como os setoriais (bairros) Milton Santos, no conjunto Augusto Franco, e Viana de Assis, no Santos Dumont, funcionarão das 5h30 às 12h. Os demais mercados setoriais estarão fechados.
A feira livre do bairro 13 de Julho, ao lado da Arena Batistão, será realizada normalmente no período da manhã. Os parques Augusto Franco (Sementeira) e Poxim estarão abertos em horário normal, das 5h às 21h45 e das 6h às 18h, respectivamente. Em ambos os locais, estão mantidas as orientações do decreto estadual, voltadas para a prevenção à covid-19. O embarque e desembarque na Orla Pôr do Sol Jornalista Cleomar Brandi ocorrerá normalmente, das 8h às 17h.
Por Destaquenotícias