A Unigel Agro, empresa que arrendou as instalações da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), em Laranjeiras, promete reiniciar a produção em janeiro próximo. Segundo o governo de Sergipe, a empresa está investindo R$ 100 milhões na unidade, que terá capacidade para produzir 1,8 mil toneladas de ureia por dia, além de comercializar amônia, gás carbônico e sulfato de amônio. No momento, cerca de 750 prestadores de serviço estão envolvidos na manutenção e recuperação das instalações.
Hibernada há quase dois anos, a fábrica de fertilizantes nitrogenados foi arrendada pela Petrobras à Unigel em novembro de 2019, que assumiu as instalações em agosto deste ano. Na fase de operação, serão gerados 350 empregos diretos e 400 indiretos, além daqueles criados nas atividades afins, como as misturadoras de fertilizantes e transportadoras. A retomada das atividades da Unigel Agro SE exigiu esforços conjuntos da empresa e do Estado de Sergipe, com o propósito de construir um plano de negócios economicamente viável.
De acordo com José Augusto Carvalho, secretário do Desenvolvimento Econômico de Sergipe, a reabertura da antiga Fafen vai aquecer a economia e suprir uma demanda importante de insumos para agricultura, pecuária e indústria nacional, que, hoje, depende da importação de outros países. A expectativa é que a produção das Fábricas de Fertilizantes de Sergipe e da Bahia – ambas arrendadas pela Unigel Agro – seja possível suprir 20% da demanda nacional dos fertilizantes nitrogenados.
Fonte e foto: Governo de Sergipe