Presos suspeitos pelas mortes de policiais
18 de dezembro de 2020
Operação da Polícia resulta em cinco mortos
18 de dezembro de 2020
Exibir tudo

Onde há fumaça há fogo

Por Adiberto de Souza *

A vice-governadora Eliane Aquino (PT) se apressou em negar que a exoneração de sua protegida Leda Lúcia Couto da Secretaria estadual da Inclusão e Assistência Social teve relação com as escaramuças de campanha entre o PT e o governador Belivaldo Chagas (PSD). Este, porém, parece não ter se importando que a imprensa relacionasse um fato a outro. Preferiu deixar como está para ver como é que fica. O silêncio do líder pessedista só aumenta a suspeita de que ele ainda não engoliu a grave acusação feita por petistas, de uso da máquina estadual em favor da reeleição do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT). No calor deste debate, a própria Eliane botou mais lenha na fogueira ao dizer, entre outras coisas, que o uso de máquinas públicas em campanhas eleitorais é prática condenável pela escola de Marcelo Déda. Não se quer aqui jogar mais gasolina nesta relação um tanto quanto inflamável, contudo a pressa da vice em negar possíveis atritos e o desinteresse de Belivaldo em desmenti-los, permite afirmar que onde há fumaça há fogo. Portanto, é bom os petistas aboletados em cargos comissionados no governo colocarem as barbas de molho, pois, até que se prove o contrário, debaixo desse angu tem caroço. Home vôte!

Polícia enlutada

A sociedade sergipana ficou chocada com o fuzilamento de dois policiais civis em Umbaúba, zona sul do estado. Marcos Luis Morais e Fábio Alessandro Pereira Lopes, ambos de 47 anos, foram assassinados no meio da rua quando investigavam crimes contra o patrimônio que estariam sendo praticados por ciganos. Em nota, a OAB se solidariza com as famílias dos agentes mortos. Diz ainda que “os brutais assassinatos demonstram a presença assustadora da violência no Estado, que atinge até mesmo os profissionais da segurança pública”. Lamentável!

Faça o que digo…

A Prefeitura de Aracaju acaba de estabelecer regras para o funcionamento de bares, restaurantes e lanchonetes. O decreto municipal também trata sobre o tamanho do público em eventos festivos. Uma pergunta que não quer calar: essas medidas restritivas para tentar conter a pandemia não chegam um tanto quanto tarde? Será que, durante as inúmeras carreatas e corpo a corpo da campanha eleitoral, o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) não enxergou bares lotados e pessoas sem máscara se aglomerando em torno dele? Até parece que o pedetista é adepto do adágio popular: “Faça o que digo, não faça o que faço”. Marminino!

Mau exemplo

O pastor Heleno Silva (Republicanos) e a ministra Damares Alves, da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, deram um péssimo exemplo nessa época de pandemia. Ambos posaram para foto conversando juntinhos e sem uso de máscara. Os dois podem até se achar imunes à Covid-19, mas precisam entender que, além de mau exemplo, esse desleixo de ambos só contribui para aumentar a propagação do vírus. Crendeuspai!

Chupa de peito

E o deputado federal João Daniel, presidente do PT em Sergipe, não gostou das queixas feitas contra o partido pelo vereador eleito em Boquim, Jonas Vidal (PT). O jovem bateu pesado no senador Rogério Carvalho (PT). “Agora, Rogério me inclui na relação dos petistas eleitos. Peço ao senador que, quando for fazer essas contas, tire o meu nome da lista”, esbravejou Vidal. Insatisfeito, João Daniel orientou Jonas, entre outras coisas, “a tratar certos assuntos internamente”. Diante do chupa de peito, o vereador deu pra trás, argumentando que não tinha dito tudo o que a imprensa publicou. Ah, bom!

Marré deci

Mais de 40% de crianças e adolescentes de até 14 anos vivem em situação domiciliar de pobreza no Brasil. Segundo estudo da Fundação Abrinq, em relação àqueles em extrema pobreza, o percentual chega 13,5%. O que caracteriza a população como pobres e extremamente pobres é rendimento mensal domiciliar per capita de até meio e até um quarto de salário mínimo, respectivamente. E ainda tem gente no governo federal que defende o fim do programa Bolsa Família só por ter sido criado pelo PT. Desconjuro!

Paixão reprimida

O líder político Manoel Sukita (Republicanos) ainda não engoliu o fato de a ex-esposa e prefeita reeleita de Capela, Silvany Mamlak (PSC) ter se casado com Cristiano Cavalcante (PSC), ex-prefeito de Ilha das Flores. Maior exemplo disso é a forma pejorativa como Sukita trata o rival. Segundo ele, o marido de Silvany não passa de um gigolô. Vixe! Aliás, desde a separação, em 2018, que o distinto se queixa pelos cantos. Embora Silvany negue a traição conjugal, Sukita não se cansa de fazer propaganda do imaginário par de chifres. Danôsse!

Mea-culpa

O deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) merece aplausos pela sinceridade, coisa rara nos políticos. Veja o que ele postou nas redes sociais: “É de conhecimento público que fiz campanha pra que não houvessem eleições devido à pandemia, mas elas ocorreram e eu fui às ruas pedir votos para os meus candidatos. Agora, não me sinto no direito de pedir pra ninguém ficar em casa. Apenas peço que cada um aja conforme a sua consciência”. Bravo, bravo!

Grana no bolso

Os servidores de Cumbe já receberam o salário deste mês e os 20% restantes do décimo terceiro. Diferente de outros municípios sergipanos, onde a crise tem impedido o pagamento da folha de pessoal em dia, no pequeno Cumbe o prefeito Marcelo Moraes (PSD) está conseguindo honrar o compromisso com o funcionalismo. Para não aumentar demais as despesas no final do ano, o gestor pagou 80% do 13º salário no mês de aniversário do servidor, tendo os 20% que faltavam sido depositados no último dia 12. Legal!

Política com P maiúsculo

O fato de ser oposição, não impediu que o empresário e político Milton Andrade (PL) elogiasse o governo Belivaldo Chagas. O moço festejou “duas boas notícias para Sergipe nesse fim de ano: Ambev investirá 90 milhões, gerando 9 mil empregos diretos e indiretos e governo do estado, depois de seis anos, volta a pagar integralmente o 13° dentro do mês. O comércio já aponta reação”, afirmou. Em 2018, Milton Andrade disputou o governo estadual, sendo votado 35.111 eleitores, representando apenas 3,56% dos votos válidos. Aff Maria!

Recorte de Jornal

Publicado no jornal estanciano A Razão, em 28 de janeiro de 1912.

* É editor do Portal Destaquenotícias

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *