A Energisa Sergipe realizou uma ação de combate ao furto de energia na região da Orla da Atalaia. A operação envolveu 20 equipes técnicas da Energisa, que estiveram acompanhadas da Polícia Civil e do Instituto de Criminalística, para que fossem identificadas possíveis irregularidades e, caso necessárias, realizadas autuações.
Aproximadamente 30 irregularidades foram encontradas, incluindo duas pousadas, espaço de eventos e casas de grande porte. Segundo a assessoria de comunicação da empresa, ações como essa buscam zelar pela segurança da população e pela qualidade dos serviços prestados. “Vale ressaltar que desvio de energia é crime previsto em lei, tipificado nos artigos 155 e 171 do Código Penal Brasileiro e a pena para esses crimes varia de um a quatro anos de prisão”, diz nota da Ascom.
De acordo com a Energisa, somente este ano já foram realizadas mais de 20,2 mil inspeções, sendo 7,4 mil irregularidades confirmadas. Foram recuperados 27 GWh (Gigawatt-hora) de energia, que equivale a aproximadamente R$ 19 milhões e daria para abastecer, por exemplo, o município de Itabaiana durante 3 meses.
Além dos prejuízos financeiros, o desvio de energia oferece risco de morte a quem faz e a quem está próximo e também compromete o fornecimento de energia na região explorada. É importante destacar também que os custos com desvio de energia refletem no valor da conta dos clientes.
Fonte e foto: AscomEnergisa