Há uma alta considerável na falta de cerveja nos supermercados. É o que aponta um estudo da Neogrid, empresa especializada na sincronização da cadeia de suprimentos. A ruptura, índice que demonstra a falta de produtos nos supermercados, revela um número recorde para a bebida alcoólica em outubro. Conforme a companhia, o número que em 2019 girava na casa dos 10% em média, chegou a 18,92% no último mês.
“Todas as cervejarias apresentam falta de produtos no varejo e o nível de ruptura da cerveja nunca foi tão alto como hoje”, alerta Robson Munhoz, CCO da empresa.
A ausência de algumas marcas nas prateleiras já foi notada pelos consumidores. O índice de ruptura que em 2019 era de cerca de 10%, só subiu desde o início da quarentena em março, última vez em que a marca esteve na casa dos 10%. Nos últimos dois meses, foram registrados 17,64% em setembro e 18,92% em outubro, segundo o monitoramento da Neogrid, que acompanha dados de 40 mil varejistas no país.
Falta de vidro e lata
De acordo com Robson Munhoz, a explicação para a alta ruptura da cerveja está na cadeia produtiva, mais especificamente, no fornecimento de vidro e lata para a confecção das embalagens.
“Não estamos falando em desabastecimento. Há falta de algumas marcas. Se falta embalagem não tem como produzir e vender cerveja no mercado. É importante que a indústria e o varejo estejam compartilhando informações para que os desafios não sejam ainda maiores na cadeia de abastecimento. Senão ninguém ganha o jogo”, aponta o executivo.
Fonte: Jornal O Dia