Cerca de 40 entidades, movimentos sociais e organizações da sociedade civil lançaram o “Manifesto aos Vereadores e Vereadoras de Aracaju” propondo que a vereadora Linda Brasil (PSOL) presida a Comissão de Saúde, Direitos Humanos, Assistência Social e Defesa do Consumidor da Câmara de Aracaju. O documento propõe “um diálogo para que a demanda do povo seja acolhida, respeitada e atendida”. Também destaca a trajetória de luta da vereadora, ligada à defesa dos direitos humanos e à justiça social.
O manifesto ainda aponta que as graves e frequentes violações de direitos deveriam convocar a Câmara de Vereadores a uma representação mais assertiva na citada Comissão. “[…] segundo o IBGE, na última pesquisa sobre a síntese dos indicadores sociais, grande parte dos lares brasileiros é chefiada por mulheres negras, dentre as quais 63% estaria vivendo abaixo da linha da pobreza. Somam-se a isso os intensos casos de feminicídio que têm sido abordados pela mídia e o fato de que o Brasil permanece sendo o país que mais mata pessoas LGBTQIA+”.
Para Linda Brasil, depois de ter sido eleita a vereadora mais votada da capital, receber mais esse apoio da população é gratificante e respalda a sua atuação na Câmara. “Eu quero fazer uma mandata popular e coletiva, porque a minha força vem das ruas, das lutas. Não percorri sozinha o caminho que me trouxe até aqui, nosso projeto é coletivo e parte desse processo já foi iniciado na mandata, a partir de reuniões com os movimentos sociais, entidades e instituições que historicamente constroem a luta em nossa cidade”, discursa.
Atualmente, funcionam seis comissões na Câmara Municipal de Aracaju: Justiça e Redação; Finanças, Tomada de Contas e Orçamento; Obras, Serviços Públicos, Transportes e Meio Ambiente; Educação, Cultura e Esportes; Saúde, Direitos Humanos, Assistência Social e Defesa Do Consumidor; e Ética, Decoro Parlamentar e Ouvidoria. A escolha dos membros e presidência das respectivas comissões ocorrerá no próximo dia 2, durante a primeira sessão ordinária da Câmara Municipal.
–