Polícia apreende 40 quilos de maconha em Aracaju
15 de janeiro de 2021
Outdoor chama vereadores lagartenses de Judas
15 de janeiro de 2021
Exibir tudo

Trocando cargos por votos

Por Adiberto de Souza *

A exoneração sumária de Victor Alexandre Sande Santos, superintendente do Incra em Sergipe, aumenta a suspeita de que o governo Bolsonaro está trocando cargos públicos por votos em favor do candidato a presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira (Progressista). Nomeado há cinco meses e fazendo um excelente trabalho no Instituto, Victor Alexandre foi posto no olho da rua por ter sido indicado pelo deputado federal Fábio Reis (MDB), que na disputa da Câmara apoia o colega de partido Baleia Rossi. A exoneração foi uma demonstração de como o governo Bolsonaro trata os aliados rebeldes. Isso ficou mais evidente por ter o bota fora ocorrido no dia em que Arthur Lira veio fazer campanha em Sergipe. Além de expor a cara eleitoreira do Palácio do Planalto, a exoneração do superintendente do Incra escancara a forma tacanha como este governo militar trata a coisa pública e o desprezo que tem com o homem do campo, com a agricultura familiar. Decididamente, estamos no mato sem cachorro!

Dois em um

E quem está de volta à presidência do Sindicato dos Motoristas de Ônibus de São Paulo é o deputado federal Valdevan Noventa (PL). O distinto reassumiu o posto prometendo defender os colegas de profissão, sem esquecer os compromissos assumidos com os eleitores sergipanos. Agora, como deputado e líder sindical em plena atividade, Valdevan será figurinha carimbada nos voos São Paulo-Brasília-Aracaju. Haja disposição!

Bico seco

Em 2010, quando a Adutora do Semiárido ficou pronta, o então governador Marcelo Déda (PT) se recusou em fazer festa para inaugurá-la. Parece que o petista de saudosa memória estava adivinhando que aquela importante obra seria um calo no sapato da Deso, pois desde que entrou em operação, a adutora apresenta defeitos. Ontem mesmo, um novo reparo na problemática tubulação deixou sem água tratada cerca de 100 mil sertanejos residentes em 11 municípios sergipanos. Marminino!

Hora H do dia D

O prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) deixou a reunião com o general Eduardo Pazuello confiante que a hora H do dia D para a vacinação contra a Covid-19 será às 10h da próxima quarta-feira. O milico de plantão no Ministério da Saúde jurou aos prefeitos que deste dia não passa, embora ainda dependa de seringas, agulhas e da autorização da Anvisa para o uso emergencial do imunizante. E isso tudo se, até lá, o negacionista capitão de pijama não resolver proibir a vacina que, segundo ele, transforma o povo em jacaré. Home vôte!

Comendo veneno

A abobrinha foi o alimento no qual foram encontrados mais resíduos de agrotóxicos. Estudo da Avisa revela que entre as 229 amostras de abobrinha, 48% foram consideradas insatisfatórias, 45% por terem ingredientes ativos não autorizados. O levantamento também constatou excesso de veneno no feijão, alface, fubá de milho, tomate e uva. Com tanto agrotóxico na lavoura, o difícil é descobrir qual alimento não está envenenado. Misericórdia!

Matando o BB

A Federação dos Municípios de Sergipe e o Sindicato dos Bancários se reuniram para discutir as nefastas consequências do fechamento de agências e demissão em massa de 5 mil empregados anunciadas pelo Banco do Brasil. De acordo com o projeto do BB, em Sergipe serão lacradas as agências bancárias de Porto da Folha e Poço Redondo. A federação e o sindicato entendem que a ideia inconsequente dos burocratas do Banco do Brasil causará um grande impacto na vida dos funcionários e de quem depende das agências. Crendeuspai!

Abra o olho

Com a perspectiva do início da vacinação contra a covid-19 no Brasil, já estão ocorrendo tentativas de golpes pelo celular. Passando-se por servidores da saúde, os mequetrefes telefonam para as vítimas alegando que precisam cadastrá-las. O Ministério da Saúde adverte que o SUS não faz agendamento de vacinação, não solicita dados das pessoas, nem envia quaisquer tipos de códigos para usuários do sistema de saúde. Portanto, abra o olho para não cair nessa esparrela. Aff Maria!

Sem voto

Na companhia de cinco dos oito deputados federais de Sergipe, o candidato a presidente das Câmara, Arthur Lira (Progressista), visitou o governador Belivaldo Chagas (PSD). Em viagem, Fábio Mitidieri (PSD) foi o único eleitor de Lyra ausente ao encontro. Durante a animada conversa, o governador fez questão de dizer ao candidato que não tem votos nessa disputa congressual, porém torce pela preservação da harmonia dos poderes. Então, tá!

Dia de posse

A diretoria eleita da Associação dos Delegados de Polícia de Sergipe toma posse, nesta sexta-feira. Em respeito às recomendações sanitárias, o ato ocorrerá na sede da instituição e será restrito aos empossados. O presidente Isaque Cangussu e parte da diretoria foram eleitos pela segunda vez seguida, enquanto outros delegados são estreantes na gestão da Adepol. A eleição ocorreu em dezembro último, tendo a chapa única obtido 93,82% dos votos. Boa sorte a todos nessa nova empreitada.

Descaso mata

Os senadores Rogério Carvalho (PT) e Alessandro Vieira (Cidadania) não escondem a revolta com a dramática situação vivida pela população de Manaus. Segundo o petista, a falta de oxigênio na capital do Amazonas “nos faz perder o ar diante de tanta negligência com a gravidade em que vivemos. Chega de brincar com a vida dos brasileiros. O descaso do Bolsonaro mata”, fustigou. Já o cidadanista lamentou que, enquanto as pessoas morrem por falta de oxigênio, “o Congresso está em recesso, por omissão criminosa de Davi Alcolumbre e Rodrigo Maia”. Cruz, credo!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano O Imparcial, em 23 de janeiro de 1919.

* É editor do Portal Destaquenotícias

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *