Um filhote de raposa (Cerdocyon thous) foi encontrado na cidade de Simão Dias, no Centro-Sul sergipano. O mamífero estava no quintal da casa de um morador do município quando a equipe técnica de fauna e flora da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) foi acionada para fazer o resgate. O recolhimento do animal ocorreu de forma tranquila.
Segundo o diretor-presidente da Adema, Gilvan Dias, os moradores seguiram as orientações da equipe do órgão ambiental e o mamífero foi resgatado em bom estado de saúde. “A raposa estava arisca e assustada, mas em condições saudáveis e foi encaminhada ao Centro de Tratamento de Animais Silvestres (Cetas) para os cuidados prévios necessários, como a alimentação adequada e brevemente estará apta a soltura no seu habitat natural”, disse.
Além da raposa, foram recolhidas duas serpentes (Boa constrictor), um cobra cipó (Chironius), um pássaro-preto (Gnorimopsar chopi), uma coruja suindara (Tyto furcata). As aves foram encaminhadas para o Cetas que é o centro criado no segundo semestre do ano passado para cuidar dos animais silvestres resgatados e doentes e está localizado em uma área de proteção permanente, no Parque da Cidade, na zona norte de Aracaju. Já os répteis foram soltos em seu habitat natural.
Coruja com dificuldade
A equipe de resgate encontrou ainda uma coruja suindara (Tyto furcata) que caiu em frente a uma residência no bairro Ponto Novo, na capital sergipana. Com dificuldades de alçar voo e com fratura em uma das asas, a ave foi recolhida por um morador até a chegada de técnicos do órgão ambiental ao local.
Um pássaro-preto (Gnorimopsar chopi) também foi recolhido após o acionamento da equipe técnica da Adema, em São Cristóvão, na Grande Aracaju. As duas aves não serão soltas até a recuperação total e três serpentes foram soltas pela Adema, uma cobra-cipó (Chironius) e duas jiboias (Boa-construtora), ambas localizadas em bairros da capital e quando resgatadas estavam em perfeitas condições de saúde.
Equipes da Polícia Civil da cidade de Itabaiana, no Agreste Central sergipano, fizeram a apreensão de nove pássaros silvestres. Dentre eles estão três viuvinhos, um cabeça, duas sábias e três azulões. Para avaliação clínica todas as aves estão no Cetas. Em caso de localização de animal silvestre, a Adema explica que é importante acionar a equipe especializada em fazer o resgate, apreensão e entrega voluntária pelo telefone (79) 9-9191-5535.
Fonte e fotos: Adema