A enfermeira Sonia Aparecida Damásio, de 48 anos, foi a primeira pessoa em Sergipe a receber a vacina contra a covid-19. A imunização aconteceu, às 7h desta terça-feira (19), no Hospital de Urgência Governador João Alves Filho, em Aracaju, onde ela trabalha. Além de Sonia, outras 10 pessoas também foram vacinadas contra o vírus. “Esse é um momento histórico porque já temos a vacina no Brasil”, festejou o governador Belivaldo Chagas (PSD).
Segundo a Secretaria Estadual da Saúde a logística montada para a vacinação conta com 211 salas equipadas para vacinar as pessoas. Belivaldo lembrou que “em nenhum momento deixamos de agir. As seringas foram adquiridas, o que tinha que estar ao nosso alcance, nós cumprimos. O que precisava era as vacinas e elas chegaram”, frisou. Várias autoridades e profissionais de saúde prestigiaram a vacinação simbólica no Hospital Governador João Alves Filho.
Estratégia
Nesta primeira fase de vacinação, a Secretaria de Estado da Saúde pretende imunizar 23.272 pessoas, em duas doses. Estão nesta faixa prioritária os profissionais de saúde (22.760), idosos de 60 anos ou mais institucionalizados (240), pessoas com deficiência institucionalizadas (22) e indígenas aldeados (250). Dentre os profissionais de saúde prioritários nesta primeira etapa estão as equipes de vacinação, trabalhadores das instituições de longa permanência e trabalhadores dos serviços de saúde públicos e privados que estão envolvidos no atendimento à Covid-19.
Logo após a enfermeira ser vacinada, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nofueira (PDT), postou o evento no twitter.
https://twitter.com/EdvaldoNogueira/status/1351491817745870849
Foto: Secom/GS