É melhor um jegue na Prefeitura
20 de janeiro de 2021
Brasil pode ter 77 novos partidos políticos
20 de janeiro de 2021
Exibir tudo

Vereadora quer solução para enchentes no bairro Jabotiana

Vereadora Ângela exibe ofício solicitando audiência à Prefeitura

A vereadora professora Ângela Melo (PT) protocolou ofícios na Secretaria do Meio Ambiente de Aracaju e na Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) solicitando audiências para tratar de ações que visem eliminar e/ou mitigar problemas decorrentes das enchentes que acometem os moradores do bairro Jabotiana em períodos chuvosos.

Os pedidos de audiência resultam de articulação e demanda do Movimento Jabotiana Viva, organização social formada por moradores, que pauta temas relacionados à proteção do meio ambiente, em especial no que diz respeito ao ecossistema natural que abrange o território do bairro.

Essas demandas foram apresentadas em reunião na última quinta-feira, 14/01, entre a vereadora Professora Ângela Melo, integrantes do Movimento Jabotiana Viva, do Núcleo da Defesa Civil do Bairro Jabotiana (NUDEC), do Giro Ambiental, além do deputado federal João Daniel e do mandato do deputado estadual Iran Barbosa, ambos do PT.

Proteção ambiental

De acordo com Antonio Wanderley, do Movimento Jabotiana Viva, há uma série de demandas necessárias à proteção ambiental na região, como “a revitalização e desassoreamento do rio Poxim, revisão da estrutura dos canais, como o do Largo da Aparecida e da avenida Coronel Sizinio da Rocha, uma passagem de água que tem entre o manguezal e o rio que cruza a antes denominada Estrada da Cabrita (atual avenida Graciliano Ramos), uma unidade de conservação do Poxim que envolva todo o trecho estuarino e a viabilidade da construção da barragem do rio Poxim-Mirim”.

Também membro do Movimento Jabotiana Viva, Joseilton Nery, acredita que a participação da vereadora petista na reunião foi “muito importante, no sentido de intermediar providências que tratem de problemáticas do bairro, em especial as que envolvem a prevenção e combate às inundações no bairro, cuidados com o rio Poxim e proteção das matas ciliares”.

Ao mesmo tempo em que denuncia a situação enfrentada pelos moradores do bairro, que se repete ano após ano, a vereadora Professora Ângela Melo reafirmou a sua disposição em dialogar junto aos órgãos da Prefeitura de Aracaju tanto para buscar informações a respeito dos projetos para aquela região quanto sobre o encaminhamento de ações como as propostas pelas entidades de defesa ambiental que atuam no bairro.

“A Jabotiana é uma localidade que exemplifica como as últimas gestões municipais não têm cuidado efetivamente das questões ambientais e estruturais da cidade. Entra ano, sai ano, a população daquele bairro enfrenta uma situação dramática. Por isso, o meu mandato estará vigilante e propositivo na busca por alternativas que mudem esse cenário”.

Fonte e foto: Assessoria da vereadora

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *