A rede de supermercados GBarbosa, fundada em Sergipe pelos irmãos Gentil e Noel Barbosa, aparece na 11ª posição na pesquisa feita pela consultoria de varejo CVA Solutions. Realizada em janeiro último, a consulta online ouviu 5.217 consumidores sobre suas experiências de compra e percepções de atributos de marcas de mais de 70 varejos alimentícios, como Pão de Açúcar, Carrefour, Assaí e outros.
De acordo com reportagem da revista Exame, a pesquisa da CVA Solutions questionou os consumidores sobre variedade de produtos e marcas, preços, qualidade do atendimento, fama e reputação, pouca fila e mais. “A pandemia tornou os varejos alimentícios ainda mais importantes visto que não fecharam em nenhum momento. Aqueles que inovaram e ofereceram programas de fidelidade, compras online e mais serviços se saíram bem”, diz Sandro Cimatti, sócio-diretor da consultoria.
A reportagem da Exame revela que a aceleração digital foi notada durante a pandemia, mas ainda existe espaço para crescimento, principalmente na fidelização dos clientes em programas específicos. A adesão das compras online aumentou de 27% para 37% e o uso de aplicativos de 20% para 29%. No entanto, apenas 28% dos consumidores estão ligados a programas de fidelidade de super e hipermercados. Exceção feita ao Pão de Açúcar e ao Extra, onde mais de 55% de seus clientes são fidelizados por esses programas.
Uma surpresa do ranking de 2021 está na força da marca, no qual o Carrefour aparece na 78ª posição, e os 10 primeiros lugares são tomados por Atacadão, Assai, Extra, Supermercados BH, Super Muffato, Zaffari, Guanabara, Condor, Giassi e Cia, e Angeloni.
Veja o ranking dos supermercados, segundo a pesquisa da CVA Solutions:
1º Savegnago Atacadão
2º Coop Assaí
3º Líder Extra
4º Zaffari Supermercados BH
5º Carrefour Bairro Super Muffato
6º Giassi e Cia Zaffari
7º Carrefour Hipermercado Guanabara
8º Mundial Condor
9º Atacadão Giassi e Cia
10º Super Muffato Angeloni
11º G Barbosa Savegnago
12º Guanabara Bourbon
13º Condor Pão de Açúcar
14º Maxxi Mundial
15º Extra Atakarejo
Fonte: Revista Exame