Sergipe tem oito praias impróprias para banho
20 de fevereiro de 2021
Só rindo: Daniel cogita acionar direitos humanos
20 de fevereiro de 2021
Exibir tudo

Morrem em Laranjeiras dois Mestres da cultura popular

Cosme, capitão-piloto da Chegança Almirante Barroso

A cultura sergipana está de luto: morreram em Laranjeiras os Mestres Cosme, capitão-piloto da Chegança Almirante Barroso e ex-rei dos Lambe-Sujo, e ‘seo’ Soares, que animava com a sua sanfona os reisados e forrós laranjeirenses. A mortes de ambos – de forma natural – ocorridas nesta sexta-feira (19), traz à tona a discussão sobre o projeto aprovado pelo Conselho Estadual de Cultura propondo a criação em Sergipe da Lei Mestre dos Mestres, tal qual existe em Laranjeiras, visando reconhecer figuras ilustres como Cosme e Soares, além de ajuda-los financeiramente.

Seo’ Soares animava com a sua sanfona os reisados e forrós de Laranjeiras

Não se sabe por qual motivo a Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap) ainda não enviou para apreciação da Assembleia o Projeto referendado, há já algum tempo, pelo Conselho, criando a Lei Mestre dos Mestres. Há cerca de três anos, a ex-deputada estadual Ana Lúcia (PT) cobrou à direção da Funcap para encaminhar a matéria visando votação pelo Parlamento. Posteriormente, os deputados estaduais Zezinho Sobral (Pode) e Luciano Bispo (MDB) também renovaram a cobrança, porém até agora nada.

Alma nova

Na monografia “Lei Mestre dos Mestres de Laranjeiras: a importância de sua efetivação”, Carlos Alberto de Paiva Campos revela que após a aprovação da legislação pela Câmara de Vereadores daquele município, “o cenário cultural ganhou alma nova, sobretudo no que diz respeito à valorização dos grupos de cultura popular, que retomaram o gosto pelo ato de brincar. Também aumentou o compromisso e a organização entre os grupos folclóricos, elevando assim a autoestima dos brincantes, que contagia e conquista novos adeptos”.

Em Laranjeiras, a Lei Municipal n° 909/2009, de 29 de Outubro de 2009, foi aprovada no governo da ex-prefeita Maria Ione Macedo Sobral e reconhece e dá o título de ‘Mestre dos Mestres da Cultura Popular’ a artistas como Cosme e ‘seo’ Soares, falecidos nesta sexta-feira. Além do reconhecimento, os homenageados pela Lei laranjeirense têm direito a dois salários mínimos mensais. O projeto aprovado pelo Conselho Estadual de Cultura estabelece uma ajuda de um salário mínimo às pessoas reconhecidas pela futura Lei Estadual Mestre dos Mestres. Tomara que a Funcap não demore mais tanto tempo para enviar o projeto à Assembleia Legislativa.

Por Destaquenotícias

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *