Só rindo: Daniel cogita acionar direitos humanos
20 de fevereiro de 2021
Prefeitos fura-fila da vacina podem ser presos
21 de fevereiro de 2021
Exibir tudo

Após anos de solidão, peixe-boi Astro ganha um amigo

Astro e Tupã foram vistos recentemente no litoral de Sergipe

O peixe-boi Astro, que há mais de 20 anos navega solitário entre Sergipe e a Bahia, acaba de ganhar uma companhia: trata-se de Tupã, espécie com 16 anos, reintroduzida no mar em 2012 depois que foi resgatado numa praia do Ceará. Os dois foram vistos recentemente no litoral de Sergipe por Elton Oliveira Santos, voluntário da Fundação Mamíferos Aquatícos, Ong que realiza um trabalho de conservação dos peixes-boi no Nordeste.

Astro e Tupã fotografados no litoral sul de Sergipe

Os dois animais estão nadando juntos no litoral de Sergipe, como se Astro, veterano nessas águas, guiasse o amigo para conhecer o litoral onde vive há 22 anos. A história de Astro, com cerca de 30 anos de vida, é simbólica para a espécie no Brasil. Ele foi o primeiro peixe-boi marinho reintroduzido na natureza em 1994. Reportagem do Uol revela que Astro foi resgato ainda filhote, em 1991, encalhado na praia de Aracati (CE). Após passar por reabilitação, foi solto, marcando o início do programa de reintrodução para tentar salvar a espécie de extinção no litoral do Brasil.

Astro é rastreado desde a sua soltura, quando chegou no litoral de Sergipe. Atualmente, também navega pelas águas da Bahia. Segundo a matéria assinada por Carlos Madeiro e publicada no Uol, Tupã prefere viajar pelo litoral nordestino. Após sair da Área de Proteção Ambiental na Costa dos Corais, em Alagoas, foi a Porto de Galinhas (PE), seguiu até o Rio Mananguape, no litoral da Paraíba, e depois foi visto em algumas praias do Rio Grande do Norte, estando agora, provavelmente, no litoral de Sergipe em companhia de Astro, seu novo amigo.

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *