O neurocientista Miguel Nicolelis deixou a coordenação do Comitê Científico do Consórcio Nordeste após insatisfações em relação à não adoção, pelos governos estaduais, das orientações passadas pelos cientistas do Comitê. As informações são da coluna da jornalista Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo.
Embora os grupos de trabalho sigam operando e as notas técnicas com recomendações para o combate à Covid-19 nos estados sejam publicadas regularmente, membros do Comitê lamentam o desperdício do seu trabalho porque seus estudos não são levados em conta pelos governadores, informa a jornalista Mônica Bergamo. O sentimento, segundo relato de um dos participantes à coluna, é de que os governadores não estão agindo de forma tão diferente do governo federal.
O Comitê foi criado em março de 2020 para viabilizar parcerias entre nove estados da região Nordeste no combate à Covid-19. De acordo com a coluna da Folha, o neurocientista teria se mostrado disposto a continuar colaborando com as pesquisas. Miguel Nicolelis, neurocientista e referência mundial na pesquisa da interface entre cérebro e computadores