Populares encontraram, neste domingo (28), um golfinho morto na praia da Aruana, zona sul de Aracaju. Ainda não se sabe o que teria provocado a morte do animal. Na última terça-feira (24), equipes do Corpo de Bombeiros Militar resgataram um golfinho, que tinha encalhado na Barra dos Coqueiros, e o soltaram em alto mar. Até o momento, não há informação se o golfinho animal encontrado morto é o mesmo resgatado na praia de Jatobá.
O animal resgatado na quarta-feira recebeu o nome de Jatobá em alusão à praia onde foi localizado por volta das 6h30 da terça-feira (23). “Ele apresentava sinais de incoordenação e dificuldade respiratória. Nós fizemos uma pré-estabilização e o transportamos para o Centro de Reabilitação, onde ele recebeu medicação e foi alimentado. Como o golfinho demonstrava um bom estado de saúde, a gente optou pela soltura”, disse o médico veterinário Jonathas dos Santos, da empresa Visão Ambiental, que participou da operação junto com os bombeiros.
Duas embarcações com o golfinho, bombeiros e integrantes da Visão Ambiental partiram da região do Mosqueiro, em Aracaju, vararam a rebentação e entraram em alto mar para encontrar um local seguro para a soltura. “O papel dos bombeiros nessa ação é fundamental, não só pela parte de logística, com as embarcações, quanto pela segurança, tanto da nossa equipe quanto do próprio golfinho”, afirma Adélio Travaglia, coordenador de monitoramento da Visão Ambiental.
Fotos: Corpo de Bombeiros e rede social