A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informou que, neste mês de março, a vazão de defluência média diária da Usina Hidrelétrica de Xingó (AL/SE) será mantida na faixa de 800 m³/s. Esse volume pode ser elevado, a depender da necessidade de atendimento ao Sistema Interligado Nacional (SIN), conforme procedimento de otimização energética envolvendo as diversas regiões do país, coordenado pelo ONS.
Segundo a Chesf, a vazão de defluência média diária da Usina Hidrelétrica de Sobradinho (BA) também será mantida na faixa de 800 m³/s, devendo permanecer neste valor até nova reavaliação. As medidas das duas hidrelétricas atendem ao ONS, que apresentou as necessidades de defluência dos reservatórios de Sobradinho e Xingó, tendo em vista a otimização da operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) e, ainda, a maximização de armazenamento nos reservatórios de Sobradinho e Itaparica, em decorrência da previsão de baixa hidraulicidade do período úmido em curso.
A Chesf ressalta que a Resolução ANA estabelece como vazão defluente mínima média diária dos Reservatórios de Sobradinho e Xingó o valor de 800 m³/s, quando Sobradinho estiver operando na Faixa de Operação de Atenção (entre 20%VU e 60%VU). Define, também, para o mês de março, no Reservatório de Xingó, a máxima vazão defluente média mensal no valor de 1.000 m3/s.