Cuidar de todos os investimentos e planejar o orçamento de uma das maiores empresas do Nordeste é sem dúvida uma grande responsabilidade. Esse é o trabalho da Erika Ferrari, única gestora mulher da Energisa Sergipe. O setor elétrico é majoritariamente ocupado pelo gênero masculino, mas tem ganhado a simpatia de mulheres que buscam grandes oportunidades e sucesso profissional.
“Ser mulher, num setor que é por formação mais masculino, é um dos maiores orgulhos que sinto em minha carreira. O interesse de mulheres para esse mercado ainda é tímido, tanto que nas faculdades e cursos técnicos a proporção é de mais homens. Hoje estou posicionada como Gerente de uma área técnica, o que me traz muita satisfação e sei que posso ser exemplo para outras mulheres que também desejem cargos de chefia e liderança”, conta Erika.
Ela, que ingressou na concessionária como estagiária em janeiro de 1997, passou por diversos setores e, atualmente ocupa a Gerência de Assessoria de Planejamento e Orçamento. Em uma área ainda predominada por homens, Erika comenta que a cultura inclusiva da empresa é primordial para que ela se sinta confortável em sua posição de liderança. “Ao longo desses 24 anos no Grupo Energisa, não me senti diferente de nenhum homem. Todos os gestores e colegas de trabalho que fizeram parte dessa trajetória sempre me trataram de igual para igual. Respeito e companheirismo por parte de todos. Cada dia que passa eu vejo a valorização de mais mulheres nas áreas técnicas”, conta a gerente.
Paixão pelo trabalho
Trabalhar no setor elétrico também sempre foi o objetivo de Luanda Angélica Rodrigues, que começou na empresa como recepcionista aos 19 anos de idade. A paixão pelo trabalho a fez ir em busca de especializações e cursos na área. Mesmo após concluir duas graduações em matemática e contabilidade com o apoio da Energisa, ela caminha para a sua terceira formação acadêmica em engenharia elétrica.
“Sempre que penso na profissional que me tornei, vejo como a empresa me ajudou. Através dos seus incentivos, concluí duas graduações e estou finalizando a terceira, além de especializações e cursos técnicos. Essa parceria foi essencial para o meu desenvolvimento e formação acadêmica. Vejo um futuro cheio de oportunidades e tenho a certeza que a empresa acredita em mim, acredita no potencial de todos os seus funcionários. Tenho muito orgulho e gratidão pela minha experiência profissional e me sinto preparada para qualquer desafio”, afirma Luanda.