É vantagem antecipar as compras para a Semana Santa
10 de março de 2021
CoronaVac é eficaz contra três variantes do vírus
10 de março de 2021
Exibir tudo

Empresa vai investir R$ 36 milhões em Socorro

A Altenburg, que gera mais de 1,9 mil empregos , está chegando em Sergipe

É do vale de Itajaí, em Blumenau, que saem mais de 1,2 milhão de produtos de cama, mesa e banho que chegam ao mercado todos os meses. A Altenburg, que emprega mais de 1,9 mil funcionários, distribuídos em plantas em Santa Catarina, São Paulo, Nordeste, além de fábricas no exterior e presença no varejo físico através de rede própria, iniciou as comemorações rumo ao centenário, que será celebrado em 2022, anunciando investimentos e ampliação de sua capacidade produtiva. A empresa, que é a maior produtora de travesseiros da América Latina, está construindo uma nova fábrica em Nossa Senhora do Socorro, na região metropolitana de Aracaju.

Os investimentos superam R$ 36 milhões, divididos em duas etapas de R$ 18 milhões cada, na construção deste novo espaço e a aquisição de novos equipamentos, o que possibilitará dobrar a sua capacidade produtiva. A previsão é inaugurar a nova unidade ainda no primeiro semestre deste ano. “Esse investimento se faz necessário em um momento de amadurecimento de nossa produção na região. Desde 2009 estamos com a nossa fábrica no Nordeste e, agora, com ampliação de mercado e necessidade de maior capilaridade, decidimos por realizar este forte investimento”, explica Tiago Altenburg, diretor de comercial da empresa.

A empresa anuncia que a nova fábrica segue um conceito moderno e sustentável, com área de lazer para funcionários, bastante área verde, aproveitamento da água de chuva para banheiros e irrigação, fechamento e cobertura em painéis isotérmicos e espaços bem ventilados, além de sistema com aquecimento solar na água da cozinha, projeto para instalação de painéis solares para atender o consumo administrativo de energia. “Com a implantação total do projeto a Altenburg terá a capacidade de duplicar a produção e faturamento, além da estrutura ser sustentável, reiterando um dos valores da empresa”, pontua o diretor de comercial da Altenburg, bisneto da fundadora.

 Ampliação do parque fabril

E os aportes não param. Na matriz, em Blumenau, a Altenburg está realizando a ampliação de 2,1 mil metros quadrados nas duas unidades, com acréscimo de 10% na área construída e com R$10 milhões de investimento, distribuídos nos próximos dois anos. Além de atender o mercado têxtil, a ampliação do parque fabril irá atender a linha Ecofiber, que desenvolve produtos para o mercado moveleiro e da construção civil. Este mesmo cenário também se confirma na unidade do nordeste. A unidade de negócios Ecofiber corresponde a 10% do faturamento da Altenburg, mas figura, no segmento como líder de mercado. “Os novos investimentos da Unidade de Negócios Ecofiber, visam atender à crescente demanda do mercado por produtos de maior densidade e performance, no mercado de isolamentos térmicos e acústicos para construção civil, automotivo, bem como as inovações no mercado moveleiro”, destaca Eduardo Volkart da Rosa, Gerente responsável pela Ecofiber.

A Altenburg vem registrando crescimento, tanto no número de funcionários, quanto em vendas e faturamento. 2020, por exemplo, foi um grande ano, mesmo com a pandemia. Enquanto algumas empresas enfrentavam problemas com a oscilação do preço do algodão e com a falta de matéria-prima, a Altenburg realizou uma reordenação em seus pedidos e registrou um crescimento de 10% no faturamento comparado com os números de 2019. Além disso, outro dado se destaca é o da geração de empregos, foi um incremento de 18% de vagas em comparação com o ano anterior.

E mais, a empresa registrou em setembro de 2020 uma venda recorde em todos os 99 ANOS de história da empresa. Foram comercializadas quase 2 milhões de peças em um único mês. “O ano de 2020 foi de grande superação. Foram 17,5 milhões de peças faturadas no negócio de cama, mesa e banho, enquanto com a Ecofiber faturou 1.900 toneladas, quase 13 milhões de metros quadrados de não tecidos técnicos. O grupo Altenburg faturou na ordem dos R$450 milhões”, explica Tiago Altenburg.

Investindo em  lojas próprias

Desde 2020 a empresa vem investindo na expansão de suas lojas próprias, lojas conceito focadas no bem-estar e para que os consumidores possam ter experiências de consumo diferenciadas.  Atualmente são 13 lojas próprias, além da presença em mais de 7 mil pontos de venda multimarcas no país e na América Latina, além do e-commerce da marca, que teve um crescimento de aproximadamente 70% em 2020.

No final de fevereiro a empresa deu start as comemorações que antecedem ao centenário. Ao comemorar 99 anos, a Altenburg realizou uma live com todos os colaboradores e lançou um painel de contagem regressiva para os 100 anos. O presidente da empresa, Rui Altenburg, resgatou pontos importantes da história e enalteceu a importância dos colaboradores. “Reconhecemos que ninguém faz nada sozinho, é com a colaboração de todos que conseguimos chegar aonde estamos. Cada um dos nossos colaboradores faz parte desta conquista, e deixa, todos os dias, nesta empresa, um pouco da sua essência e, é isso, que nos move e nos faz buscar a excelência”, finaliza Rui Altenburg.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *