Gilmar vai doar parte do salário ao “Mulheres de Peito”
13 de março de 2021
Morre Erotildes, antigo corretor de imóveis em Sergipe
13 de março de 2021
Exibir tudo

Sergipe vai aumentar ICMS sobre diesel, gás e gasolina

No último dia 28, a estatal reduziu o preço médio de venda da gasolina

Após o governo federal ter zero a cobrança do CIDE Pis  e Cofins sobre os valores dos combustíveis, Sergipe e outros 17 estados, além do Distrito Federal decidiram aumentar, segunda-feira (15) próxima, o preço de referência para a cobrança de ICMS sobre o óleo diesel e o botijão de gás. Até o momento, nenhum estado decidiu acompanhar o governo federal e reduzir o imposto sobre o diesel, a gasolina e o gás de cozinha.

Sergipe e os outros estados que anunciaram elevação do preço de referência usado para calcular o ICMS do diesel farão o mesmo com a gasolina, com alta média de 4,4% no caso da gasolina comum e de 3,2% no caso da gasolina premium. O produto já sofreu seis reajustes nas refinarias da Petrobras em 2021 e foi o principal fator de pressão na aceleração do IPCA, que fechou fevereiro em 0,86%.

De acordo com o Valor Econômico, o aumento do ICMS surge, portanto, como mais um entrave ao repasse do benefício aos caminhoneiros anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O ICMS dos combustíveis é cobrado sobre um preço de referência definido pelas secretarias estaduais de Fazenda a cada 15 dias. Os estados alegam que o preço de referência, conhecido como PMPF é calculado com base em uma pesquisa do preço de venda nos postos.

 

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *