Preocupado com o crescimento do número de pessoas infectadas com a covid-19 em Sergipe, o governador Belivaldo Chagas (PSD) convocou, para esta segunda-feira (15), uma reunião extraordinária do Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais (Ctcae) visando discutir novas medidas restritivas. A ideia é endurecer ainda mais as ações para reduzir a mobilidade urbana, com o objetivo de evitar aglomerações de pessoas. No Palácio do Governo ninguém acredita na decretação de lockdown no estado.
O governo pretende evitar a falta de leitos hospitalares para atender as vítimas da covid-19. Na semana passada, o governador já havia divulgado uma resolução para diminuir a mobilidade das pessoas na capital e interior de Sergipe. Entre as medidas estão a redução para 30% da ocupação em salões de beleza, igrejas, academias de ginásticas, bares, restaurantes e lanchonetes. Com exceção dos templos religiosos, estes estabelecimentos continuam proibidos de abrir aos sábados e domingos.
Aulas virtuais
A resolução da semana passada também estabelece que o comércio em geral só poderá abrir ao público das 9h às 17h entre as segundas e sextas-feiras, enquanto os shoppings e galerias tiveram o horário de funcionamento limitado entre às 10h e as 18h. Nos fins de semana fecha tudo. O decreto do governo também suspende até o próximo dia 4, as aulas presenciais. As creches e o ensino fundamental menor continuam funcionando normalmente. Previstas para serem reiniciadas de forma presencial no dia 22 de março, as aulas da rede pública vão continuar de forma virtual.