A imediata decretação de um lockdown em Sergipe está sendo defendida pelo Sindicato dos Médicos, Sociedade Médica, Academia Sergipana de Medicina e Sociedade Brasileira de Médicos Escritores. Em nota, as quatro entidades afirmam ser “imprescindível que as autoridades governamentais considerem com a máxima celeridade adotar medidas restritivas totais de circulação de pessoas, norteado na experiência exitosa de outras cidades no país, a exemplo de Araraquara”, em São Paulo.
Segundo as entidades médicas, “o sentimento dos profissionais de saúde é de angústia, impotência e de esgotamento físico. Após um ano de pandemia, estamos à beira de um ‘colapso’, se é que já não o atingimos, em nosso sistema de saúde”. A nota ressalta que pacientes em unidades de pronto atendimento de Aracaju aguardam transferência para Unidade de Terapia Intensiva, pacientes em estabilizações em hospitais regionais aguardam leitos de UTI, etc. “De acordo com os últimos dados divulgados, a ocupação de leitos adultos de UTI na rede privada está em torno de 110% e na rede pública em torno de 86%”, frisam as entidades.
O sindicato, as sociedades medicas e a academia também defendem a importância de campanhas educativas de conscientização, reforçando as medidas sanitárias e cuidados na prevenção da Covid-19. “Ratificamos a importância da aceleração na vacinação e da necessidade de um esforço coletivo de todas as autoridades na luta para a aquisição de mais vacinais. Além disso, é necessária maior rigidez na fiscalização para o cumprimento das medidas restritivas de distanciamento social, a exemplo de lojas, restaurantes, bares, terminais rodoviários, transporte público”.
Foto: Portal Mercado e Consumo
1 Comments
Concordo pq os médicos são seres humanos e tem família . acho que deviam fechar tudo pq fecha os bares restorante maís o super mercados estão abertos postos de gasolina mercenárias terminais de ônibus então tem que fecha tudo.