O toque de recolher, que entrará em vigor em Sergipe a partir das 20h desta quarta-feira (16), pode ser substituído pelo lockdown. A advertência é do governador Belivaldo Chagas (PSD), preocupado com o grande número de casos da convid-19 no estado: “A saúde pública já entrou em colapso. Daqui a pouco não teremos mais leitos de UTI para socorrer as vítimas do coronavírus”, alertou.
Além do toque de recolher das 20h às 5h, a vigorar de amanhã (16) até o próximo domingo (21), o decreto do governo também determina o fechamento de todas as praias no sábado e domingo próximos. Estará proibida a circulação de pessoas e a realização de atividades econômicas nas praias, orlas fluviais, parques aquáticos e similares, parques e praças esportivas ou congêneres, bem como a prática de quaisquer atividades esportivas coletivas amadoras, exceto as individuais.
O governador disse esperar que os sergipanos entendam a grave situação causada pela pandemia, pois do contrário será obrigado a fechar tudo: “Não é possível que continuemos assistindo cenas como as do último final de semana, quando praias, como a do Viral, ficaram lotadas de banhistas. Enquanto isso acontece, os hospitais estão superlotados de vítimas do coronavírus. Praticamente já não temos mais leitos de UTI e a tendência é este quadro de agravar”, alertou.
“Há pacientes que estão conseguindo vagas em UTI porque outras pessoas estão morrendo. Será que não dá para compreender isso? Não temos mais condições de abrir leitos de UTI na velocidade com estamos recebendo pacientes. Disponibilizamos, a partir de ontem, e já começamos a ter pacientes ocupando 28 leitos de enfermaria dentro do Hospital João Alves, em um espaço cedido em uma parceria com o município de Aracaju”, concluiu Belivaldo.