Reviravolta na UFS
18 de março de 2021
Vacinação de idosos segue suspensa em Aracaju
18 de março de 2021
Exibir tudo

Reitor Valter Joviniano é um velho conhecido da UFS

Valter Juviniano toma posse na sede do Ministério da Educação, em Brasília

Nascido em Salvador, mas vivendo em Aracaju há mais de duas décadas, doutor Valter Joviniano de Santana Filho é professor da Universidade Federal de Sergipe desde 2009. Ao longo de mais de uma década de vivência na Instituição, pode afirmar que a conhece muito bem, pois, mesmo antes de assumir a Vice-Reitoria, em dezembro de 2019, já havia desempenhado papéis de gestão tanto em São Cristóvão, quanto no município de Lagarto. Graduado em Fisioterapia, é mestre e doutor em Fisiologia pela Universidade de São Paulo (USP).

O novo reitor da UFS publicou artigos em revistas científicas indexadas de amplitude internacional, e integrou o laboratório do Professor Mark W. Chapleau na The University of Iowa, nos Estados Unidos, onde adquiriu novas técnicas científicas que são utilizadas nos projetos desenvolvidos nas linhas de pesquisa “Regulação cardiocirculatória – modelos de hipertensão” e “Mechanisms of baroreceptor activation and factors determining sympathetic nerve activity in normal and pathologic states including hypertension, atherosclerosis and aging”.

Credenciado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFS, o novo reitor Valter Joviniano de Santana Filho participou da criação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas, do qual também é membro efetivo. De 2010 a 2013 atuou na equipe diretiva do Campus de Lagarto, tendo sido diretor acadêmico pedagógico, responsável por coordenar a implantação do currículo acadêmico de todos os cursos do campus.

Em 2013 foi nomeado diretor administrativo da unidade e, no final daquele mesmo ano, assumiu a assessoria do gabinete do reitor da UFS, onde permaneceu até 2015, quando voltou à Lagarto, desta vez, para ser o superintendente do Hospital Universitário daquele local. Durante a gestão do doutor Valter Santana o Hospital Universitário de Lagarto se transformou em unidade referência no interior sergipano no atendimento à população em diversas especialidades.

Vice-reitor

Valter Joviniano de Santana Filho foi nomeado vice-reitor da Universidade Federal de Sergipe em 2 de dezembro de 2019. O cargo estava vago desde o dia 8 de outubro daquele ano, em razão da aposentadoria da professora Iara Campelo. Como a vacância ocorreu na segunda metade do mandato do reitor, o Estatuto da UFS determina que o próprio reitor designe um vice pro-tempore. Em novembro de 2020, com o fim do mandato do reitor Angelo Roberto Antoniolli, o nomeou para substitui-lo, mas uma portaria do Ministério da Educação, de 23 daquele mesmo mês, o substituiu pela interventora Liliádia da Silva Oliveira Barreto, que agora terá que devolver à reitoria ao novo reitor.

Com informações de reportagem assinada pela jornalista Andréa Moura no site Pra Você Saber

 

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *