No dia 1º de março deste ano, o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde, plataforma oficial do Governo de Sergipe na divulgação de dados sobre a pandemia, registrava 152.003 casos confirmados de covid-19 e 2.095 vidas perdidas desde o início da pandemia. Já no último sábado, dia 20, Sergipe acumulava 164.590 casos e 3.257 vidas perdidas. Com isso, de acordo com levantamento feito pela equipe de reportagem do Jornal da Cidade, em 20 dias, houve um aumento de 8.2% no total de casos e de 55.4% nas mortes decorrentes de complicações da covid-19 no estado.
Ainda durante nossa apuração, foi percebido que, no dia 1º, o estado possuía 280 pessoas internadas em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), incluindo unidades públicas e privadas do estado, 22 em UTI’s neonatais e 315 em leitos de enfermaria. Vinte dias depois, o número de pacientes em UTI’s era de 362, neonatais/pediátricos 27 e leitos de enfermaria tinham 490 pacientes. Sendo assim, os números acima indicam, portanto, um aumento de 28.8% nas internações de leitos de UTI’s e de 55.5% nas enfermarias.
Nesta segunda-feira (22), o governador Belivaldo Chagas (PSD), fará uma coletiva de imprensa, após reunião com o Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais (Ctcae), que acompanha o cenário epidemiológico dos últimos dias. Nessa coletiva, há expectativa de se apresentar uma nova avaliação das medidas restritivas adotadas nas últimas semanas para o enfrentamento ao coronavírus em Sergipe como, também, o anúncio de novas medidas.
Por John Santana/Da equipe do JC. Matéria publicada originalmente no Jornal da Cidade