O sistema prisional retornará, na próxima segunda-feira (5), à fase laranja do Plano de Contingência elaborado pelo Comitê da Secretaria da Justiça, do Trabalho e da Defesa Social (Sejuc). Com isso, os internos voltam a ter o recebimento de uma visita social a cada 15 dias. O visitante deverá levar consigo uma máscara reserva, além da que estiver fazendo o uso no momento da visita. As visitas externas estavam proibidas por causa do agravamento da pandemia.
O secretário Cristiano Barreto destacou que nas unidades prisionais de Sergipe não consta nenhum interno com sintomas da Covid-19 ou que esteja internado, havendo apenas dois servidores da Sejuc que encontram-se sendo monitorados, conforme os dados repassados pela Coordenação de Saúde, assim como também com o constante diálogo e orientação da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
As equipes de saúde continuam em alerta e realizando o controle de aferição de temperatura na entrada das unidades prisionais, por meio de termômetro digital, previamente distribuído, assim como exigindo e conscientizando sobre a lavagem de mãos, uso de máscara e do álcool em gel, além do distanciamento social.
Na reunião remota estiveram presentes o secretário da Justiça, Cristiano Barreto; o diretor do Departamento de Administração Financeira (DAF), Luiz Fernando d’Ávila Silveira Júnior; o diretor do Departamento do Sistema Prisional (Desipe), Agenildo Machado de Freitas Júnior; o coordenador de saúde e educação, Genaldo Freitas Lima; e o consultor técnico da Sejuc, coronel Reinaldo José Chaves Silva.