Pesquisa aponta que 58,6% dos brasileiros pretendem dar presentes no Dia das Mães. A data será celebrada no dia 9 de maio próximo. Os itens mais citados são os de calçados e vestuários, com a preferência de 65,2% dos brasileiros. Os perfumes e cosméticos foram mencionados por 53,9%.
Ganharam espaço nas preferências as cestas de café da manhã (18,6%) e delivery de refeições (11,3%). Os móveis e eletrodomésticos são uma opção para 49,5% dos consumidores. Para o economista Marcel Solimeo, isso é um reflexo da quarentena contra o novo coronavírus. “Isso tudo é resultado do home office e da vida mais doméstica que a sociedade está vivendo nestes tempos”, destacou.
Esperança de recuperação
O Dia das Mães é uma das apostas do setor para recuperar parte das perdas dos últimos meses. Nos primeiros quinze dias de abril, o varejo registrou uma queda de 30,7% no movimento. Segundo Solimeo, a retração em comparação com março aconteceu devido ao aumento das restrições da quarentena para conter a disseminação da covid-19.
“A queda desta movimentação era inevitável. A esperança de uma melhora significativa da economia só virá com o aumento da oferta de vacinas”, avalia o economista. Apesar do movimento na primeira metade de abril ser 60% maior do que o verificado no mesmo período de 2020, o resultado ainda é 40% abaixo de 2019.