Funcionários da Caixa suspendem paralisação
27 de abril de 2021
O conto da vacina
27 de abril de 2021
Exibir tudo

Aracaju faz bom uso de recursos da Lei Aldir Blanc

O Festival Colora tem repaginado as artes visuais e urbana por toda a cidade

A política cultural da Prefeitura de Aracaju de descentralizar os recursos para beneficiar a maior quantidade possível de cadeias e agentes culturais, se transforma em resultados todos os dias. O mais recente reconhecimento vem do relatório da Secretaria Especial da Cultura, do Governo Federal, sobre a aplicação dos recursos destinados pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (LAB).

Heitor Mendonça se apresentando no Festival Itinerante de Barzinhos

Entre as capitais do país, Aracaju aparece na sexta melhor colocação, com aplicação de 99% do total de recursos enviados através da LAB, que somam R$4.680.135. A capital sergipana fica atrás apenas de São Luis-MA (100%), Maceió-AL (99,9%), Manaus-AM (99,9%), Natal-RN (99,5%) e Rio de Janeiro-RJ (99,2%).

A aplicação dos recursos foi gerida pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) e atendeu às diretrizes da Lei Aldir Blanc, de contemplar artistas de variados segmentos da arte, agentes culturais, casas e espaços de promoção da cultura e profissionais e técnicos das áreas da cultura.

Quatro editais

Ao todo, foram 562 contemplados pelos quatro editais lançados pela Funcaju. Para o presidente da Fundação, os números são reflexos de um trabalho minucioso desenvolvido pelas equipes da pasta cultural, que considerou as diversas linguagens da arte e cultura da capital sergipana e o momento de dificuldade imposto pela pandemia da covid-19.

“Este sexto lugar é honroso, num universo de mais de 5 mil municípios, e comprova o profissionalismo e a capacidade de trabalho da Funcaju em executar uma Lei tão grande e complexa, em termos de recursos e projetos. E isso não é fruto do acaso, mas de um planejamento minucioso e da decisão de executar a lei Aldir Blanc dentro do prazo previsto, que era em 31 de janeiro passado. Para isso, montamos uma força-tarefa, que trabalhou intensamente semanas seguidas, para não corrermos o risco de devolvermos dinheiro à União. Quando o governo federal anunciou a prorrogação da Lei, em 29 de janeiro, nós já estávamos com 99% da Lei Aldir Blanc executada”, explica Luciano.

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *