Pesquisa realizada pelo Sebrae revela que mulheres de 40 a 59 anos, com filhos e dispostas a gastar até R$ 99 compõem o perfil principal do consumidor que pretende comprar presentes de pequenas empresas para o Dia das Mães. Os itens preferidos são peças de vestuário, cosméticos e flores. Segundo o Sebrae, os dados podem ajudar o empreendedor a direcionar suas ações para melhorar o faturamento na melhor data para o comércio depois do Natal.
De acordo com o levantamento, as mulheres são 55,6% dos que disseram escolher um pequeno negócio para comprar para o Dia das Mães. A maior parte (41,5%) dos que pretendem comprar em pequenos negócios tem entre 40 e 59 anos, 64,7% têm filhos e 36,7% vão desembolsar no máximo R$ 99. Além disso, o cliente de pequenas empresas tem especial interesse em promoções e descontos: 27,6% ante 21,6% do cliente de grandes negócios.
Roupas, calçados, cosméticos e perfumes são as opções de compra de 37% dos consumidores de pequenos negócios. Já as flores vão ser a escolha de 25% dos que presentearão na data. De acordo com o levantamento, quem compra de pequenos negócios mostrou interesse um pouco maior na compra presencial (44%) do que o consumidor de grandes estabelecimentos (39%). Nos dois grupos, parte expressiva das compras tende a ser feita pela internet.
Delivery
Outro dado trazido pela pesquisa diz respeito à forma de comemoração. Entre os entrevistados, 45% dos consumidores de pequenas empresas afirmaram que passarão o Dia das Mães em casa com familiares; já entre os que compram de empresas grandes, essa parcela cai para 39,9%. Outro aspecto é que 29% de ambos os perfis não pretendem sair de casa nesse dia, usando o serviço de delivery.
Fonte e foto: Portal R7