208.357. Esse número poderia ser o total da população de uma cidade, o valor de um imóvel ou, naqueles mais abastados, o saldo bancário. Mas, infelizmente, ele representa algo devastador: o total de infectados por Covid-19, em Sergipe, desde o início da pandemia. Os dados fazem parte do portal https://todoscontraocorona.net.br/, plataforma oficial do Governo do Estado na divulgação de informações sobre a pandemia no Estado e são referentes até o último Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES), da última quinta-feira, dia 6.
Se comparado ao total de habitantes que o Estado tem – que, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2020, está em 2.318.822 –, o novo coronavírus contaminou, até a data analisada, 8,9% dos sergipanos. O que, proporcionalmente falando, coloca o Estado na primeira posição do ranking Nordeste.
Nossa equipe de reportagem analisou a situação da pandemia nos nove estados nordestinos – com base na plataforma News, do Google – e, com isso, percebeu-se que, embora todos tenham populações bem maiores que as de Sergipe, quando se trata de proporcionalidade, aqui o número de infectados tem um percentual maior.
De acordo com a nossa análise, os casos registrados na Bahia, maior e mais populoso Estado da região, representam 6.1% do total da população. Já em Alagoas, o número é de 5.2%. O Estado de Pernambuco, embora seja o segundo mais populoso, tem 4.3% infectada desde o início da pandemia, enquanto a Paraíba concentra 7.3%. O Estado do Ceará, que no ano passado passou por uma grande crise na saúde pública, tem, ao todo, 7.5% de seus habitantes que testaram positivo. No Rio Grande do Norte, o número chega a 6.4%. Proporcionalmente falando, o Maranhão figura com o menor quantitativo entre os estados, com a soma de 3.8% da população contaminada.
A lista termina com os dados do estado do Piauí que, até o momento, já teve 7.4% dos seus moradores infectados.
Mortes
Nossa equipe também analisou o percentual de mortes por Covid-19 em relação ao número total de casos em cada Estado do Nordeste. E, com isso, foi possível perceber que, em Sergipe, 2.1% das pessoas que testaram positivo para a Covid-19 acabaram falecendo. O Piauí também registra a mesma porcentagem, enquanto a Bahia, apesar de ter população e casos confirmados bem maiores do que os demais estados da região, computou 2.0%. O Estado de Pernambuco concentra a maior porcentagem entre a região. Lá, conforme dados analisados, 3.4% dos casos resultaram em mortes.
Confira, na tabela abaixo, os números totais de cada estado.
Por John Santana, da Equipe do JC (Texto publicado originalmente no Jornal da Cidade)