Governo de Sergipe investe em ensino híbrido
16 de maio de 2021
Defensores públicos lançam campanha antirracista
16 de maio de 2021
Exibir tudo

Em Sergipe, 47% dos idosos com mais 80 anos espera a 2ª dose

O levantamento mostra que ao menos 11 estados prometem imunizar até outubro todos os adultos

Em Sergipe, 47% dos idosos com mais de 80 anos ainda não receberam a segunda dose da vacina contra a covid-19, e eles são altamente vulneráveis. Esta informação está numa ampla reportagem publicada, neste domingo (16), pelo portal UOL, com base em dados fornecidos pelo Ministério da Saúde. Cientistas alertam que o ritmo da vacinação é lento no Brasil, com diferenças entre os grupos e regiões e com inclusão indevida de grupos mesmo antes dos prioritários alcançarem índices adequados.

O balanço leva em conta as 46 milhões de doses aplicadas até o dia 11 de maio. Os dados mostram que no Brasil, dentre as pessoas com 80 anos e mais, 91% foram vacinados com a primeira dose e 53% com a segunda dose. Ou seja, quase metade dos que têm acima de 80 anos ainda aguardam pelo reforço da imunização. “É preciso lembrar que que os idosos acima de 80 anos foram dos primeiros convocados e chegar a essa altura com esse número é preocupante”, lamenta Mário Scheffer, do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP e um dos autores do estudo.

E a situação fica mais preocupante quando a idade do público vacinado é menor. De acordo com o estudo publicado pelo Portal UOL, entre o grupo de 60 a 69 anos, por exemplo, apenas 68% da população tinha recebido a primeira dose da vacina, e apenas 16%, a segunda dose. Entre 70 a 79 anos, 90% receberam uma dose e 67% completaram a segunda dose. Entre os trabalhadores de saúde, que também foram priorizados na imunização, a cobertura vacinal é baixa e alcançou apenas 59% no caso das duas doses até o dia 11.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *