O governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), não participou, nesta quinta-feira (20), da reunião entre o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, e Fórum de Governadores visando tratar sobre o cronograma de entrega de insumos para produção de vacinas contra a covid-19 no Brasil. Participaram do encontro virtual apenas os governadores do Piauí, Wellington Dias (PT), de São Paulo, João Dória (PSDB), do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) e do Amapá, Waldez Góes (PDT).
A reunião dos quatro governadores com o embaixador terminou sem a assinatura de qualquer documento. Segundo Wellington Dias, “tivemos um entendimento para que o cronograma de entrega, já a partir da próxima semana, de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA). Tanto para o Butantan quanto para a Fiocruz, para garantir mais vacina aqui no Brasil. Tratamos ainda sobre termos um cronograma para que a gente tenha o cumprimento de entrega, junho, julho, agosto, setembro, na perspectiva de vacinar todo esse grupo de maior risco dentro do Brasil”, disse Dias depois da reunião.
Wellington Dias disse que a China tem a compreensão que “esse trabalho humanitário com o nosso país é importante para o Brasil e para o mundo”, acrescentou Dias.A assessoria de imprensa de João Doria informou que o governador “reforçou pedido para a China continuar enviando IFA”, os insumos das vacinas. Além disso, Doria propôs “que a compra de vacinas chinesas que estão em aprovação pela Anvisa seja feita pelo Fórum dos Governadores em vez de ser feita pelo Ministério da Saúde”. A Anvisa recebeu nesta semana pedido de uso emergencial da vacina da CanSino.
Um porta-voz da embaixada da China disse que a reunião teve “uma troca de opiniões”, e que o embaixador Yang Wanming vai divulgar uma nota a respeito pelo Twitter.
Fonte: O Antagonista (Foto: Portal Poder360)