O Comitê Técnico-Cientifico e de Atividades Especiais decidiu, nesta quinta-feira (20), liberar a reabertura de bares, restaurantes, shoppings centers e praias aos sábados nos municípios da Grande Aracaju e voltou a ampliar as restrições para municípios do interior sergipano. As medidas do novo decreto iniciam a partir desta sexta-feira (21). O toque de recolher, que desde a semana passada vale de quinta-feira a sábado das 22h às 5h, não terá modificação.
Pelo novo decreto do governo de Sergipe, bares e restaurantes só devem permitir a ocupação de 30% de seus espaços físicos e estão proibidos de promover shows ou outros tipos de eventos, devendo ficar abertos até 21h. Também fica permitida, aos sábados, a circulação de pessoas e a realização de atividades econômicas nas praias, orlas fluviais, bem como a prática de atividades esportivas. Já os shoppings centers devem respeitar o limite estabelecido de 50% de ocupação.
No caso dos shoppings, a abertura aos sábados foi condicionada ao fechamento às segundas-feiras. Nos municípios de Estância, Lagarto e Itabaiana, o funcionamento de estabelecimentos não essenciais deve voltar a ser proibido aos finais de semana. A restrição de funcionamento de praias, balneários e outros espaços de lazer foi ampliada para todos os 75 municípios aos domingos.
Aumento do número de óbitos
Desde o úlimo dia 8 de maio, a reabertura já tinha sido autorizada durante todo o fim de semana para os estabelecimentos do interior sergipano. O governo decidiu fechar bares, restaurantes e outras atividades consideradas não essenciais em março diante do aumento expressivo de novos casos e óbitos, que levou ao colapso da rede hospitalar em todo o Estado.
o governo anunciou que fará testagem em massa em dez municípios sergipanos que apresentam o maior número de casos de Covid-19: Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão, Itabaiana, Lagarto, Estância, Barra dos Coqueiros, Tobias Barreto, Laranjeiras, Simão Dias e Nossa Senhora da Glória.