O prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) informou, nesta quinta-feira (27), que Aracaju retomará a vacinação contra a covid-19 pela idade. Ele festejou o fato de o Ministério da Saúde ter atendido o pleito da Frente Nacional dos Prefeitos para que os municípios utilizem o critério de idade decrescente para imunizar a população: “Vamos vacinar as pessoas com menos de 59 anos e acelerar a imunização da população”, disse Nogueira, sem revela quando a Prefeitura começará a vacinar este público.
Ao fazer o anúncio, o prefeito de Aracaju estava se referindo a aprovação pela Comissão Intergestores Tripartite (CIT) da vacinação contra a Covid-19 por faixa etária, em ordem decrescente. No entanto, a orientação é que isso só poderá ser feito quando os municípios tiverem queda na procura pela imunização e garantia de vacinas para os demais grupos prioritários. Também ficou decidido que, paralelamente, o grupo de trabalhadores da Educação terá um percentual definido a cada remessa de vacina.
De acordo com a operacionalização do Ministério da Saúde, está sendo vacinado agora o grupo de comorbidades. Apesar disso, alguns estados e municípios já começaram a imunizar pela faixa etária, mesmo com a demanda alta. De acordo com a nova orientação, a liberação da vacinação a partir dos 59 anos deverá seguir os percentuais a serem acordados. A medida visa desburocratizar e agilizar a vacinação. Também evita que imunizantes fiquem estocados.
Grande vitória tivemos hoje! A solicitação que nós, prefeitos da @FNPrefeitos, fizemos ao @minsaude, para avançar na vacinação utilizando o critério de idade decrescente, foi acatada. Vamos assim vacinar as pessoas com menos de 59 anos e acelerar a imunização da população! 🙏✨
— Edvaldo Nogueira (@EdvaldoNogueira) May 27, 2021
Com informações do portal Metrópolis