A Unidade de Pronto Atendimento Nestor Piva, na zona norte de Aracaju, que teve a ala de covid-19 atingida por um incêndio, resoltando nas mortes de quatro mulheres, retoma o funcionamento neste deste sábado (29). Horas após as chamas terem sido debeladas, funcionários da unidade médica iniciaram a limpeza das instalações. O hospital recomeça inicialmente com o atendimento clínico. Os serviços específicos voltados para a covid-19 ainda não têm previsão de retomada, situação que provoca a desativação de 50 leitos para o tratamento da doença na cidade.
O incêndio na UPA Nestor Piva teve início na sala de prescrição médica da ala covid, e não no setor de internamento, como foi informado inicialmente. No momento do incêndio, havia 41 pacientes na unidade, sendo 24 internados na ala covid, 14 na ala de internação geral e três em observação. Por causa do sinistro, foi necessário evacuar e isolar toda a UPA, sendo preciso remover 35 pacientes e 37 profissionais que trabalhavam na unidade. Quatro pacientes foram a óbito, todas mulheres, com idade entre 49 e 77 anos. Três delas faleceram no local e uma durante a transferência.
Os pacientes que necessitaram de transferência foram acolhidos pelos hospitais de Urgência (Huse), da Polícia Militar (HPM), Cirurgia, Santa Isabel, Senhor dos Passos, Primavera, Hapvida, Fernando Franco e leitos do Caps Jael Patrício. Demais usuários do SUS que recebiam atendimento porta aberta e funcionários que inalaram fuligem também foram transferidos pelo SAMU.